×

Alagoas

Renan Filho quer saúde pública “de portas abertas”

Renan Filho quer saúde pública "de portas abertas"

Ter acesso à saúde pública apenas com o “conhecimento” de alguém influente é uma prática nociva que Renan Filho (PMDB) quer acabar. O candidato a governador pela coligação Com o povo pra Alagoas mudar visitou, nesta manhã desta quinta-feira, dia 10, o Hospital Universitário.

Renan Filho foi informado pelo diretor-presidente do HU, Paulo Teixeira,que a unidade recebe pacientes de todas as regiões do Estado. Paulo Teixeira lamentou a baixa cobertura da Atenção Básica, pois em virtude desta distorção, os hospitais acabam superlotando.

Para reduzir as filas e a demora na obtenção dos serviços de saúde, Renan Filho propõe interiorizar estes serviços, e vai além: “O Estado precisa fortalecer a rede pública e, ao mesmo tempo, estreitar parcerias com os hospitais privados. Pensamos viabilizar os serviços de atendimento à criança e à mulher. Precisamos eliminar o vício de obter acesso via alguém influente”, comentou, pregando uma saúde “de portas abertas”.

Paulo Teixeira lembrou que o Hospital Universitário é referência no acolhimento para os 3 milhões de alagoanos, e com poucos recursos, focando na otimização da gestão. “Temos metas para gerir resultados em todas as áreas do hospital”, frisou o médico.

O diretor lembrou que o Hospital Universitário não recebe recursos financeiros dos programas de assistência médica – ProMater, ProHosp, ProVida -, destacando que com as obras de reforma na Maternidade Santa Mônica, as gestantes de alto risco estão sendo acolhidas no HU, sobrecarregando a instituição.