×

Política

Renan Filho quer mais 2% no Fundo de Participação dos Municípios

Renan Filho terá encontro com Dilma nesta terça e vai defender aumento no FPM

Durante a solenidade simbólica de entrega de máquinas agrícolas na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na manhã desta segunda-feira, 26, o pré-candidato a governador de Alagoas, deputado federal Renan Filho (PMDB), deu uma notícia animadora aos prefeitos. Ele tem agenda com a presidenta Dilma Rousseff (PT), nesta terça-feira (27), e vai tratar com ela sobre o acréscimo de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O trabalho do pré-candidato ao governo pelo PMDB é para que as prefeituras ganhem autonomia financeira. Neste sentido, ele debaterá com a presidenta esta possibilidade por meio da adição de mais 2% no FPM – repasse que vem caindo seguidamente, causando prejuízos aos cofres municipais.

“A presidenta é sensível a luta dos prefeitos e está disposta a resolver esta questão”, adiantou Renan Filho. A proposta apresentada a Dilma Rousseff é de aumentar o repasse de 23,5% para 25,5%, em quatro anos, em cada ano subiria 0,5%. A prioridade para o deputado federal, neste momento, “é dar condições para que os municípios possam fazer frente à crise”.

O encontro de Dilma e Renan Filho acontecerá na reunião dos pré-candidatos a governadores do PMDB com a Presidência. Após esta reunião, a presidenta tem agenda nesta quarta-feira, 28, com prefeitos de todo o país, por isso a esperança cresce. “A expectativa é que a presidenta possa anunciar este acréscimo no FPM nesta reunião com os prefeitos”, explicou o pré-candidato.

AMA

Na AMA, ao todo foram 31 municípios contemplados com motoniveladoras e caçambas, oriundas do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dezoito motoniveladoras foram para os municípios de Barra de São Miguel, Branquinha, Cajueiro, Capela, Flexeiras, Japaratinga, Jundiá, Messias, Olho d’Água Grande, Pilar, Pindoba, Porto Calvo, Porto de Pedras, Santana do Mundaú, São Brás, São Luiz do Quitunde, Satuba e Tanque d’Arca.

Já os municípios de Anadia, Atalaia, Capela, Porto Real do Colégio, Olho d’Água Grande, São Luis do Quitunde, Joaquim Gomes, Porto Calvo, São Brás, Tanque d’Arca, Novo Lino, São José da Laje, Ibateguara, Flexeiras, Paripueira, Pindoba, Porto de Pedras, Messias, São Miguel dos Milagres, Satuba, Pilar, Barra de Santo Antônio e Roteiro receberam 23 caçambas, cada um.

Para Renan Filho, foi o momento ideal para a chegada destes equipamentos. “A chuva chegou no Sertão e chegou com ela o momento de cuidar da terra para plantar. Só assim poderemos trabalhar para alcançarmos uma boa produção”, frisou o deputado.