Renan Filho quer controle social em escolas e postos de saúde
Definitivamente o povo vai ter vez e voz no governo Renan Filho. Ele pretende implantar o controle social na educação e na saúde pública de Alagoas, caso seja eleito. E foi na Rua Bonsucesso, no bairro do Vergel do Lago, durante a edição da noite desta quinta-feira, dia 31, do Queremos Ouvir Você, que o candidato a governador pela coligação Com o povo pra Alagoas Mudar anunciou a iniciativa que já dá certo em diversos estados.
Lideranças comunitárias como Siron Araújo, do Vergel; Cau dos Santos, dos conjuntos Joaquim Leão e Eustáquio Gomes, pediram, além da presença do Estado em suas comunidades, com escola funcionando, posto de saúde aberto e segurança efetiva, também o acesso ao governo direto e livre de obstáculos burocráticos.
Renan Filho disse a eles que o cidadão terá presença efetiva no encaminhamento das políticas públicas em Alagoas, não apenas pela instituição do Fórum de Lideranças Comunitárias, que abrirá as portas dos gabinetes do governo para os verdadeiros representantes do povo.
O candidato majoritário do PMDB anunciou também que tanto nas escolas como nos postos de saúde haverá um conselho do bairro. Dele farão parte pais e mães, professores (se for escola), enfermeiros e demais profissionais da saúde (caso seja um posto de saúde), pois serão eles os responsáveis por manter o posto ou a escola aberta.
“O conselho receberá um recurso financeiro do Estado para fazer pequenos reparos e manter a escola funcionando e o posto de saúde aberto e atendendo. Geralmente é uma lâmpada queimada, uma cadeira ou aparelho de dentista, enfim, utensílios importantes para o pleno funcionamento que os membros do conselho vão gerenciar, além de alertar a comunidade de que aquele equipamento é dela também”, ressaltou Renan Filho.
