O deputado Renan Filho (PMDB/AL) propôs uma emenda à Comissão Mista de Planos, Orçamentos e Fiscalização que garante recursos para a urbanização da Orla do Francês, em Marechal Deodoro. A ocupação imobiliária e o turismo desordenado são as principais causas da destruição do ecossistema da região.
A Praia do Francês é um dos grandes destinos turísticos de Alagoas, com sua extensa barreira de recifes que formam uma piscina natural. Apesar do turismo da região gerar renda à comunidade, a falta de planejamento, de organização e de conscientização da população nativa e dos turistas têm ocasionado graves danos à fauna e à flora local.
O plano prevê a revisão do sistema de energia existente e a implantação de um novo projeto viário com estacionamento para ônibus turísticos, calçadas e ciclovias. “É imprescindível que a infraestrutura da Orla do Francês seja melhorada. Assim, vamos atrair ainda mais turistas e gerar mais oportunidades de emprego para os alagoanos. Isso tudo sem danificar o meio-ambiente”, ressaltou Renan Filho.
O objetivo é tornar a Praia do Francês um pólo turístico modelo, com intervenções paisagísticas, plantação de gramado, calçada por toda a extensão da pavimentação e uma praça de exposições e feiras. A urbanização da Orla do Francês visa beneficiar a população por meio do aumento de sua atratividade turística, gerando renda e oportunidades de emprego por meio do comércio, artesanato e gastronomia locais.
