A juventude alagoana clama por uma mudança social profunda, passando diretamente por uma educação de qualidade. Este foi o recado dado pelos militantes da União da Juventude Socialista (UJS) ao pré-candidato ao governo alagoano, deputado federal Renan Filho (PMDB). A UJS encerrou no último domingo, 11 – Dia das Mães -, seu 12º Congresso Estadual e convidou o parlamentar para debater sobre as demandas do segmento.
Entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e demais movimentos representativos dos estudantes mostraram sua força apresentando ao pré-candidato seus anseios, que acabam convergindo para um só caminho: acabar com o analfabetismo em Alagoas.
Por isso, o deputado elege o investimento em ensino técnico profissionalizante como prioridade, onde todos os Estados nordestinos dão atenção, menos em Alagoas. “Aqui o investimento é zero”. Para mudar, é necessário trocar esta geração que está no poder, “pois temos a responsabilidade de trazer de volta o jovem para a política e para o debate”, completou Renan Filho.
Ele pretende ainda dar uma nova cara a Universidade Estadual, para tal, Renan convidou os professores e alunos para fazer visitas aos campi da instituição de ensino. “Não temos o direito de não investir no ensino acadêmico; os grandes estados, sim; nós, não!”, frisou.
O presidente da UJS, em Alagoas, Naldo Freitas, resumiu que o desafio é grande, mas possível com o início de um novo ciclo em Alagoas, “por isso apoiamos a Frente de Oposição, pois com Renan Filho enxergamos uma possibilidade maior de enfrentar as mazelas de nosso Estado e fazer Alagoas crescer mais rapidamente”.
