Pesquisa mostra liderança de Renan Filho, Collor e Dilma em Alagoas
O Instituto Exatta divulgou na manhã desta quinta-feira, 14, o resultado da preferência do eleitorado alagoano nas eleições de 2014. O resultado do estudo, encomendado pelo Pajuçara Sistema de Comunicação, mostra liderança de Renan Filho para o Governo, Fernando Collor para o Senado e Dilma Rousseff para a Presidência do Brasil
De acordo com os dados, no questionamento estimulado, o candidato do PMDB ao Governo de Alagoas, Renan Filho, aparece com 38% das intenções de voto. Benedito de Lira (PP) tem 22%, e os demais candidatos somaram, juntos, 5%.
Ao todo, 20% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 16% afirmaram estar indecisos. O nome do candidato do PSDB, o vereador por Palmeira dos Índios Júlio Cezar, não foi citado, pois na ocasião em que foram realizadas as pesquisas o quadro dentro do partido seguia indefinido no estado.
Em um eventual segundo turno entre o candidato Renan Filho e Benedito de Lira, a pesquisa mostrou que o peemedebista seria vitorioso com 48%. O candidato pepista apareceu como 27% das intenções nesse quesito. Não votariam em nenhum dos candidatos somaram 16% e indecisos, 10%.
Senado
O Instituto Exatta ouviu ainda a opinião dos eleitores alagoanos sobre quem merece ocupar a vaga de Senador pelo estado. Fernando Collor (PTB) lidera as intenções de voto com 39%. A candidata Heloísa Helena (PSOL) apresentou 32% e Omar Coelho (DEM) teve 2%. Não votariam em nenhum dos candidatos somaram 14% dos alagoanos entrevistados e 10% afirmaram que ainda estão indecisos.
Os demais candidatos ao Senado por Alagoas, Coronel Brito (PEN), Eduardo Magalhães (PSDB), Elias Barros (PTC) e Marcos Aguiar (PTN) tiveram 1% das intenções de voto na pesquisa da Exata. Apenas Oldemberg Paranhos (PRTB) não pontuou.
Presidência da República
A pesquisa revelou ainda que a candidata Dilma Rousseff (PT) lidera em Alagoas para a Presidência da República, com 51% das intenções de voto. Eduardo Campos (PSB), que faleceu nesta quarta-feira, 13, em um acidente aéreo, teve 16% e Aécio Neves (PSDB), 11%. O candidato Rui Costa (PCO) apresentou 2% das intenções. No total, 9% dos alagoanos entrevistados disseram que estavam indecisos e outros 9% não votariam em nenhum candidato.
Caso ocorra um segundo turno, entre a candidata do PT e o candidato do PSDB, Dilma Rousseff venceria as eleições com 57% dos votos, enquanto Aécio Neves teria um total de 26%. 11% dos alagoanos não votariam em nenhum candidato e outros 5% estavam indecisos. Em um eventual segundo turno com o candidato do PSB, a petista teria 55% dos votos e Eduardo Campos, 30%. Nesse caso, 5% dos entrevistados declararam que estavam indecisos e outros 10% que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados.
Interesse pelas eleições
A pesquisa também investigou o interesse da população alagoana pelas eleições. Os números revelam que 28% dos entrevistados afirmaram ter pouco interesse pelo pleito. Outros 32% disseram ter nenhum interesse pelas eleições.
Margem de erro
A margem de erro da pesquisa é de 2,83% (para mais ou para menos) e o nível de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas sob o número 0005-2014. Foram ouvidas 1.200 pessoas, entre os dias 02 e 11 de agosto.
