×

Negócios/Economia

Renan Filho participa do lançamento de Frente Parlamentar pela Valorização do Setor Sucroenergético

Objetivo é buscar a valorização do setor sucroalcoleiro e o aumento produção de energia limpa e renovável

Foi lançada nesta terça feira (5), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar pela valorização do Setor Sucroenergético, como objetivo de buscar a valorização do setor sucroalcoleiro e o aumento produção de energia limpa e renovável no Brasil. O deputado federal Renan Filho (PMDB-AL) foi eleito secretário-geral da Frente Parlamentar.

Renan Filho se apresentou como representante do Nordeste na Frente Parlamentar, defendendo a criação de políticas públicas que estimulem o setor de produção de etanol e cana de açúcar, com medidas compensatórias voltadas para a região do Nordeste. “Precisamos prestigiar nossa matriz energética, e considerar que no Nordeste a dificuldade do setor é ainda maior. Sofremos com a baixa produtividade, com custos elevados e principalmente com o obstáculo da estiagem, que muitas vezes inviabiliza a produção”, explicou o parlamentar.

O deputado federal alagoano falou ainda sobre a importância da valorização do agricultor, através da continuidade da subvenção econômica, destinada principalmente ao produtor de açúcar, que muitas vezes acaba não recebendo o benefício. “Não tem como incentivar o setor sem pensar primeiro no produtor”, completou Renan Filho, que defendeu ainda a manutenção do percentual de etanol na gasolina produzida no Brasil.


Também estavam presentes na audiência, o deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP), eleito coordenador da Frente Parlamentar; o senador Aécio Neves (PSDB-MG); o da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana), Paulo Leal; o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool do Estado de Alagoas (Sindaçúcar-AL, Pedro Robério; dentre outros.

A Frente Parlamentar atuará por meio de debates e seminários, promovendo a discussão com especialistas e com o poder público, buscando desenvolver um melhor planejamento estratégico da Matriz Energética Brasileira.