×

Cultura

Renan Filho inaugura nesta sexta-feira (29) monumento à arte popular de Alagoas


O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, entregam nesta sexta-feira (29), às 10h, a escultura Sereia, uma reprodução da peça de autoria do mestre artesão Zezinho. A solenidade acontece na Avenida Dr. Antônio Gouveia, em frente à Academia Top, no bairro da Pajuçara.

José Cícero da Silva, mais conhecido como Zezinho, é um homem simples. Tímido, não gosta de chamar atenção, de falar em público, nem de aniversários, já que costuma ser ele o foco dessas situações. A personalidade reservada é o que justifica seu nervosismo e ansiedade com a chegada do dia 29 de setembro, data em que uma reprodução de seis metros de uma escultura de sua autoria será instalada na Orla de Maceió, homenageando a arte popular de Alagoas e a importância de Zezinho para a produção artesanal do Estado.

Natural de Arapiraca, região do Agreste, o artesão começou a criar suas primeiras peças quando ainda era criança, aproveitando o ofício do pai, Cícero José da Silva, que construía casas de taipa com estruturas de madeira. Nas mãos de Zezinho, as sobras do material facilmente viravam carrinhos de brinquedo, que faziam a alegria do menino e marcam, com saudosismo, as lembranças de sua infância.

Apesar da descrença do próprio artesão, quem conhecia o trabalho de Zezinho identificava o talento e originalidade nas peças em madeira. Aos 22 anos, morando em São Paulo para buscar uma oportunidade de emprego, Zezinho levava no transporte público uma “casinha” colorida, um presente que havia feito para um amigo. Ao ver a peça, uma senhora desconhecida ressaltou o talento de Zezinho para a arte popular.