O Deputado Renan Filho participou de reunião nessa terça (30) pela Frente Parlamentar em Defesa da Distribuição dos Royalties do Pré-Sal com o Ministro de Minas e Energia, Senador Edison Lobão. Na ocasião, foram discutidas alternativas para a distribuição equitativa dos royalties do pré-sal, já que a Frente defende que os recursos provenientes de território marítimo pertencem à União e por isso devem ser divididos entre todos os estados e municípios.
Renan Filho ainda fez um apelo ao Ministro para que não se esqueça dos estados não-confrontantes (aqueles de cujas costas marítimas não será extraído petróleo), já que “esses estão realmente precisando muito”. Tal como está, os royalties do pré-sal seriam divididos em 94% para o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e os 6% restantes para todos os outros estados brasileiros.
A Frente busca uma solução para fazer uma distribuição igualitária, sem prejudicar esses estados. Porém, defende que a divisão equânime dos royalties pode ajudar a se fazer justiça social nos estados mais pobres.