O Deputado Renan Filho (PMDB/AL) anunciou nessa quinta-feira (14), em Plenário, apoio ao Plano Brasil Sem Miséria, lançado pelo Governo Federal em 2 de junho. O parlamentar argumentou que o novo Plano visa expandir e aprofundar os programas federais já existentes na área social e ainda, a partir da criação de novas propostas, diminuir a níveis ínfimos a parcela da população extremamente pobre.
Ao analisa o Plano, o Deputado defende que consiste em medidas concretas e viáveis para solucionar o problema da pobreza no Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são 16,2 milhões de pessoas vivendo com renda familiar inferior a 70 reais per capita. O público está concentrado principalmente no Nordeste (59%) e é composto , em sua maioria, por jovens de até 19 anos (51%) e negros ou pardos (71%).Para Renan Filho, esse é o retrato social do país, que é preciso mudar. ” É preciso mudar com esse círculo vicioso, em que as pessoas não conseguem emprego porque não tem qualificação”, argumenta.
Sendo assim, ele sustenta que é a combinação entre os três pilares do Plano, a transferência, de renda, a inclusão produtiva e o acesso a serviços públicos essenciais que confirmará se sucesso e sua perpetuação na construção de um Brasil igualitário. Diante de uma análise bastante positiva do Plano Brasil Sem Miséria, o deputado pediu que prefeitos e governadores de todos os municípios e estados do Brasil se mobilizem para que, juntos, possam localizar e identificar cada uma das famílias que são o público-alvo do Plano.
