Renan Filho conhece experiência de descentralização de serviços de saúde em Arapiraca
O candidato a governador pela coligação Com o povo pra Alagoas avançar, deputado federal Renan Filho (PMDB), esteve nesta terça, 15, em Arapiraca, debaixo de chuva, para conhecer como funcionam o CMI (Consultórios Médicos Integrados) e a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima. Renan Filho tem percorrido as unidades de saúde de Alagoas no intuito de conhecer iniciativas que possam melhorar o sistema público de saúde alagoano.
Favorável à descentralização dos serviços de atendimento médico, Renan Filho defende ainda uma atenção diferenciada à saúde da mulher, da criança e do trabalhador de um modo geral, visto que se ele for ao médico em horário de trabalho, corre o risco de perder o emprego. “É preciso instalar postos de saúde que atendam também à noite”, opina Renan Filho.
O CMI é um exemplo deste tipo de descentralização de exames e consultas. A unidade atende diariamente a 250 pacientes de 40 cidades do Agreste, que vão em busca de serviços de oftalmologia, ginecologia, oncologia, urologia, clínica geral e outras modalidades.
Já na Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, acompanhado por seu candidato a vice-governador, Luciano Barbosa (PMDB), Renan Filho viu como é feito o tradicional acolhimento dos recém-nascidos arapiraquenses, já que a maternidade, em seus 50 anos de funcionamento, viu nascer grande parte da população de toda a região.
