A Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou, nesta sexta (22) dois novos polos do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Alagoas. Depois das visitas dos técnicos, os polos dos municípios de Delmiro Gouveia e Matriz de Camaragibe receberam nota máxima (AA).
Os novos polos já estão aptos a funcionar a partir do próximo ano, com oferta aprovada pela UAB de 410 vagas distribuídas nos cursos de Administração Pública, Letras/ Espanhol, Letras/Português, Matemática, Mídias na Educação, Pedagogia e Sistema de Informação.
O deputado Renan Filho comemorou a conquista, ressaltando sua importância para o Estado. “Busquei a inclusão dos municípios no programa, pois sei da importância que a ampliação de ofertas de cursos e vagas para os educadores das redes estadual e municipal representa para Educação Pública”, explicou o deputado, “a educação começa pela qualidade do ensino oferecida, e isso vem com a preparação adequada do corpo docente”.
Para integrarem o programa, os polos dos municípios tiveram de realizar adequações de infraestrutura, tecnologia e de recursos humanos, bem como apresentar documentação solicitada. Com a aprovação, os novos polos já têm coordenadores, os professores Thiago Trindade em Delmiro Gouveia; e Silvano Marcos da Silva em Matriz de Camaragibe).
O polo de Delmiro Gouveia tem como mantenedora a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), enquanto o polo de Matriz de Camaragibe tem como mantenedor a prefeitura da cidade, em uma parceria da Ufal com a prefeitura da cidade e a secretaria de educação do município.
Atualmente o Sistema da Universidade Aberta do Brasil conta com 11 polos em Alagoas: Maceió, Maragogi, Penedo, Piranhas, Arapiraca, Santana do Ipanema, Olho d´Água das Flores, Palmeira dos Índios, São José da Laje, Delmiro Gouveia e Matriz de Camaragibe. Boca da Mata está esperando a avaliação dos técnicos da Capes.