×

Política

Renan Filho cobra mais ações contra a violência que assola Alagoas

Renan Filho cobra mais ações contra a violência que assola Alagoas

Vestido de preto, simbolizando luto, o deputado Renan Filho (PMDB – AL) utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados nesta quinta feira (13) para falar sobre o problema de violência que tem sido enfrentado pelo Estado de Alagoas. “Alagoas era conhecida como um Estado seguro, tranquilo, onde as pessoas podiam viver, criar seus filhos, trabalhar, viver as suas vidas em paz. E hoje, infelizmente, não conseguem fazer isso”, iniciou o deputado.

De acordo com o deputado, as causas para a onda de violência podem ser justificadas por fatores como o baixo efetivo das Polícias Militar e Civil, ausência de novas contratações, falta de um plano de segurança publica estruturado e que leve em consideração as limitações do Estado. Esses fatores, quando interligados, incapacitam o Estado de reagir à altura e evitar o crescimento da violência.

Além disso, Renan Filho apontou como combustível para o crescimento da violência o aumento no consumo de drogas e de álcool. “Eu costumo dizer que se as drogas acendem a chama da fogueira da violência em Alagoas, a impunidade funciona como gasolina que eleva as chamas,carbonizando vidas, carbonizando sonhos, projetos individuais e coletivos de toda uma geração”.

Impunidade

Renan Filho ainda abordou a necessidade da discussão, pela Câmara dos Deputados, da redução da maioridade penal. “Não podemos nos omitir dessa discussão. As gangues executam a parte mais suja, a parte do acerto de contas, dos homicídios, por pequenos débitos, sempre com menores, porque estes não podem ser punidos”, e completou, “quando se trata de vidas, as coisas têm de ser tratadas com mais acuidade, como mais cuidado, com mais valorização, com humanidade”.

De acordo com o deputado, o principal problema da violência no Brasil é a impunidade. “É não prender quem mata, é não prender quem trafica. É não prender o menor infrator, que por muitas vezes tem a mão leve da legislação passada em sua cabeça”. Renan argumentou que o menor infrator é uma exceção, e por isso, deve ser tratado de forma diferente pela legislação.

Renan Filho apontou como solução à impunidade a construção de novos presídios, que, segundo ele, é uma grande carência do Estado de Alagoas. “Temos em Alagoas aproximadamente 1.500 vagas para presidiários, mas são 3 mil presos. Fora isso, temos 3 mil mandados de prisão, só de homicídios, não cumpridos. Ou seja, se esses 3 mil mandados fossem cumpridos, já teríamos 6 mil presos para 1.500 vagas no sistema prisional. Mas, além disso, nós temos 6 mil processos de homicídios sem autor identificado. Ou seja, teríamos de ter 12 mil vagas nos presídios alagoanos basicamente para cuidar só de homicidas. E só temos 1.500 vagas”.

“Alagoas precisa de mais presídios, porque, sem prender bandido, sem prender assassino e sem prender traficante, nós não reaveremos a paz”, concluiu o deputado. Você pode conferir a íntegra do discurso do dep. Renan no link: http://www.youtube.com/watch?v=OQzZxIXFFoo