Deputado assumiu o compromisso de trabalhar para agilizar a tramitação da proposta
O deputado federal Renan Filho (PMDB/AL) recebeu nesta terça feira (22), em seu gabinete em Brasília, representantes da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato de Jornalistas do Estado de Alagoas (Sindjornal).
No encontro, assumiu o compromisso de trabalhar para agilizar a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional 206/12, que determina a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista.
Aprovada no ano passado pelo Senado Federal a proposta aguarda apreciação do parecer pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas.
Para Renan Filho, a aprovação da PEC visa fortalecer a categoria. “Precisamos de uma imprensa fortalecida, independente para trabalhar em favor da transparência das informações”, defendeu o parlamentar.
Estavam presentes no encontro o diretor da FENAJ, José Carlos Torves; a 1ª secretária, Valci Zuculoto; o vice presidente da regional do Nordeste, Osnaldo Moraes; e a 2ª vice presidente da FENAJ e presidente do Sindjornal, Valdice Gomes.
