Martha, Renan e Cleonilson
Em edição especial, a Revista Época apresenta a lista dos 100 mais influentes brasileiros no ano de 2009, dentre estes estão três Alagoanos, o Senador Renan Calheiros, a Jogadora Marta e o militar Cleonilson Nicácio.
A lista compreende personagens políticos, empresários, artistas, esportistas e outros profissionais, onde cada um dos 100 escolhidos foram descritos por personalidades da área que atuam e que têm proximidade com os mesmos.
Senador da república pelo Estado de Alagoas, Renan Calheiros, foi o único político alagoano listado entre os mais influentes. O texto que o descreve foi escrito pelo ex-presidente José Sarney que descreve toda a trajetória política de Renan, desde os tempos de líder estudantil, e afirma: “Renan tem sido um dos pilares à governabilidade nesse período de tantas transformações da Presidência de Luiz Inácio Lula da Silva”. Sarney também comenta que a articulação parlamentar de Renan se baseia na capacidade de liderar, articular e comandar causas, como o Estatuto do desarmamento com obstinação e salvou milhares de vidas.
A jogadora de futebol Marta tem apenas 23 anos mas já está entre os 100 mais influentes apresentados pela revista e a jogadora de basquete Hortência foi a responsável pelo texto que descreve a Alagoana de Dois Riachos. Dentre outros assuntos, Hortência fala sobre as três premiações de melhor jogadora do mundo que Marta recebeu e afirma que a alagoana tem um papel fundamental para alavancar o futebol feminino no Brasil.
Desconhecido no Estado, Cleonilson Nicácio foi listado por ter reestruturado a Infraero, reformando seu estatuto e levando a profissionalização ao limite, substituiu mais de uma centena de servidores externos aos quadros da estatal. Atualmente Nicácio está à frente do importante Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e é “homem de confiança” do Ministro de Defesa, Nelson Jobim, que foi o responsável por escrever o texto que o descreve na revista.
