×

Política

Renan e Lessa juntos em evento na cidade de Porto Calvo

O senador Renan Calheiros (PMDB) e o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) participaram neste domingo do encerramento da festa de Santa Luzia, na cidade de Porto Calvo, juntamente com o prefeito Carlos Eurico Leão e Lima, Kaika (PMDB), e outras lideranças locais. A tradicional festa reúne centenas de fiéis, entre moradores da cidade e visitantes, na igreja de Santa Luzia, no Bairro da Palha.

Santa Luzia é venerada em Porto Calvo e em toda Alagoas pelo título que ganhou de protetora da visão e, sobretudo, pelos milagres que muita gente diz que recebeu de Deus por seu intermédio. Renan, Lessa e Kaika assistiram pela manhã à missa ao ar livre celebrada pelo padre Roniel.

À tarde, em meio à multidão de fiéis, participaram da procissão pelas principais ruas da cidade.
Santa muito amada, conta-se que Luzia, antes de morrer, teve os olhos arrancados, mas no dia seguinte eles estavam intactos. Devido a esse fato, ela é venerada como santa protetora da visão. Inúmeros são os fiéis que visitam a cidade neste na festa em sua homenagem, principalmente no último dia das celebrações, 13 de dezembro, quando se comemora o Dia de Santa Luzia.

Pela manhã, tradicionalmente, é realizada a missa solene. No período da tarde, uma grande procissão com a imagem da santa pelas ruas da cidade. Esta, que já é pequena, fica ainda menor com a multidão que se faz presente seja para pedir a cura para algum problema da visão ou agradecer a graça alcançada. É uma das festas mais concorridas da Região Norte do Estado.

Renan e Lessa foram a Porto Calvo a convite do prefeito Kaika. Em nenhum momento, porém, o senador e o ex-governador do Estado trataram de assunto político.

– Viemos aqui, a convite de Kaika, participar daquilo que podemos chamar de um grande exercício de fé de um povo que neste dia presta esta grande homenagem a Santa Luzia, protetora da visão – disse Renan, ao ser entrevistado por um repórter da Rádio Costa Dourada. O senador e líder do PMDB desconversou todas as perguntas que se relacionavam à política.