O senador Renan Calheiros ficou muito satisfeito pelos resultados da visita da presidente Dilma Rousseff à reunião do Forum dos Governadores do Nordeste, nessa semana, em Sergipe.
A expectativa da viagem presidencial foi saudada por Renan pelos anúncios políticos e administrativos que lá foram verbalizados pela presidente da República.
Para Renan, as políticas de desenvolvimento destinadas à região foram bem recebidas e o nordeste respondeu aos incentivos com aumentos de produção, de consumo e de políticas sociais. “O nordeste passou a consumir mais alimentos, mais produtos de higiene e o consumo, de uma maneira geral, cresceu” – afirmou o senador.
Mas as grandes medidas anunciadas pela presidente foram a de que os investimentos destinados ao nordeste não serão afetados pelos cortes orçamentários, recentemente estabelecidos para a economia nacional. Por outro lado, a presidente também garantiu que os principais programas sociais, como os investimentos previstos no PAC, no programa Minha Casa Minha Vida e os projetos da Copa do Mundo de Futebol não serão atingidos.
Mas Renan quer mais: que os programas destinados ao nordeste igualmente contemplem políticas e uma agenda de ações emergenciais para as áreas de Saúde e de Segurança Pública, “especialmente para Alagoas que, infelizmente, é um dos estados mais violentos do Brasil” – falou.
Por fim, outra atenção solicitada por Renan, para a região, é uma antiga batalha do senador, entusiasta dos investimentos em educação. Renan quer mais interiorização das universidades públicas e forte expansão das escolas técnicas.
Renan também não esquece de anunciar que está à disposição dos governadores, junto dos demais senadores do nordeste “no sentido de colaborar e trabalhar por esta nova agenda regional”.