×

Negócios/Economia

Renan destaca papel da Embrapa na agricultura sustentável

Renan destaca papel da Embrapa na agricultura sustentável

O Senado realizou, na manhã desta segunda-feira, 22, sessão comemorativa dos 40 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), destacou a importância da Embrapa no avanço da produtividade da agricultura brasileira. Renan Calheiros também ressaltou o valor da agricultura sustentável.

“Outro desafio é a produção pecuária com menor quantidade de elementos nocivos à saúde humana e, ainda, sem o sofrimento dos animais”, argumentou o presidente do Senado ao analisar o papel da pesquisa atual e futura da empresa. Na opinião de Renan, o agronegócio brasileiro enfrentará os desafios do mercado global ao incorporar de forma contínua, inovações tecnológicas que permitam atender às crescentes demandas do mercado interno.

“Tudo isso de mãos dadas com a sustentabilidade, que garanta a preservação do meio ambiente e a saúde da população”, disse Renan. A partir da fundação da Embrapa, em 1973, o Brasil passou a ocupar regiões antes pouco utilizadas para a produção de alimentos.

“Graças a essa empresa, por meio de seleção de espécimes menos sensíveis e mais resistentes as nossas temperaturas e à falta de estações no ano, muitas culturas se tornaram viáveis em nosso país. Como exemplo, podemos citar a soja, que a partir dos anos 1970, começou a ser plantada no Centro-Oeste, onde o cerrado era considerado até então como terra improdutiva”, registrou o presidente do Senado.

Em 30 anos, a produção brasileira de grãos passou de um milhão de toneladas, em 1979, para 57 milhões, em 2009. Não somente a soja, mas muitas outras espécimes antes impróprias ao nosso clima passaram a produzir como se estivessem em seus países de origem, a partir do avanço das pesquisas da Embrapa. Dessa forma, frutas como o melão, a maçã, a pera e o caqui passaram a ser produzidas no Nordeste, por exemplo.

“Até uvas destinadas à produção de vinho – que precisam de condições muito específicas de sol e frio para alcançar boa qualidade – passaram a ser produzidas em estados nordestinos. Tudo isso, graças ao esforço e dedicação dos pesquisadores da Embrapa”, concluiu o presidente do Senado, Renan Calheiros.