×

Brasil/Mundo

Renan destaca importância de Ulysses Guimarães na história política do Brasil

Renan em discurso relembra trajetória política do doutor Ulysses

Os 20 anos do desaparecimento do então deputado Ulysses Guimarães foi lembrado nesta segunda-feira, 15, durante uma sessão especial do Congresso Nacional, proposta pelos senadores Renan Calheiros, líder do PMDB e Sérgio Sousa (PMDB-PR). Ulysses desapareceu no mar em 12 de outubro de 1992 após um acidente aéreo. Seu corpo jamais foi encontrado. Junto com ele faleceu sua esposa, Mora, o ex-senador Severo Gomes e a esposa.

Para Renan, Ulysses foi um dos maiores líderes do PMDB de todos os tempos e sua trajetória política se mistura com a história e o futuro do Brasil. “Foi um perseguidor de sonhos”, disse Renan, ao destacar que Ulysses Guimarães inventou uma forma única de enfrentamento contra a ditadura, comandando nas ruas o processo de redemocratização e volta das liberdades e dos direitos individuais e coletivos no País marcado pelo golpe militar de 1964.

“Olhar para trás nos dá a sensação de dever cumprido, mas ainda há muito a ser feito”, frisou. O senador lembrou que, inspirado nos ideais de Ulysses, o PMDB tem sido, ao longo dos últimos anos, o pilar da governabilidade e do crescimento do Brasil. “Zelar por esta legenda é a maior homenagem que podemos fazer ao legado do Doutor Ulysses”, disse Renan, durante a sessão que teve a presença do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB-SP).

Renan destacou que agora em 2012, o PMDB comemora 46 anos de lutas e conquistas, bandeiras políticas, institucional, econômicas e sociais, todas originadas no MDB, rebatizado de PMDB pela força da tentativa do golpe eleitoral de 1980. “A grande maioria destas bandeiras foram concebidas e conduzidas pelas mãos serenas, porém firmes, do nosso doutor Ulysses, que inventou uma forma única de enfrentamento contra o regime totalitário”, disse.

Para o senador alagoano, ‘a vida do doutor Ulysses e a trajetória PMDB se misturam com a história e com o futuro do Brasil. Tanto ele, com sua vocação política, quanto à legenda, pertencem ao dia-a-dia da sociedade brasileira, às suas instituições e à cultura política brasileira’. “Quem há de esquecer as cenas históricas do Doutor Ulysses em 1978 ao desembarcar na Bahia nos anos mais duros da tirania?”, indagou em plenário.

Renan relembrou passagens da vida do doutor Ulysses, como uma vez na Bahia onde enfrentou a tropa de choque da polícia e seus cães raivosos. “Bradava ele solitário, no meio das ruas, fazendo a polícia recuar e empurrando o cano de um fuzil apontado contra si disse: respeitem o líder da oposição. Exatamente por isso, pelo destemor e ousadia, ele foi e sempre será respeitado em toda a história da política brasileira”, completou.

Renan lembrou ainda outras conquistas do PMDB, como a constituinte de 1988, presidida por Ulysses Guimarães. “Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora. Será luz, ainda que de lamparina, na noite dos desgraçados. Esta frase do doutor Ulysses, sem dúvida, mais do que uma promessa, acabou se transformando em profecia. A Constituição Cidadã, assim batizada pelo doutor Ulysses, transformou o Brasil”, frisou.

Ao concluir seu pronunciamento, Renan, mais uma vez ressaltou que ‘a trajetória do PMDB e do doutor Ulysses, se confunde com a história do Brasil. Ela está atrelada à responsabilidade e a justiça social. Ao longo dos últimos anos PMDB tem sido o pilar da governabilidade e do crescimento. Zelar por esta legenda é a maior homenagem que podemos fazer ao legado do doutor Ulysses’.