Em discurso nesta terça-feira (5), o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) comemorou as boas votações obtidas por candidatos do PMDB nas eleições do último domingo (3). Ele disse que a “grande festa da democracia” ocorreu de forma tranquila em todo o país.
– Nossa democracia, apesar de jovem, já apresenta a robustez das nações mais tradicionais do planeta e, portanto, deve ser mesmo reverenciada. Nosso sistema de votação e apuração é elogiado por vários países no mundo – afirmou.
O senador também congratulou todos os brasileiros envolvidos nas eleições, como os integrantes da Justiça Eleitoral, mesários, fiscais, policiais, militantes dos partidos e demais cidadãos brasileiros. Renan agradeceu em especial à população de Alagoas, cujo eleitorado lhe concedeu mais de 840 mil votos, reelegendo-o para mais um mandato no Senado Federal.
Para Renan, o PMDB escolheu acertadamente ao decidir apoiar o projeto de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também a continuidade desse processo, por meio do apoio à candidata petista Dilma Rousseff. Esse apoio, acrescentou, ajudou o partido a eleger 17 senadores e 79 deputados federais nas eleições de 2010, além de quatro governadores.
O senador informou que os partidos da base do governo tiveram desempenho exemplar nessas eleições, conquistando 43 das 54 cadeiras em disputa no Senado e 383 das 513 vagas da Câmara dos Deputados.
Renan elogiou ainda a participação da senadora Marina Silva (PV-AC) na eleição presidencial e disse que a colega tem o respeito de todo o Congresso Nacional.
Pesar
Assim como outros senadores durante a sessão não deliberativa desta terça-feira (5), Renan também subscreveu o voto de pesar apresentado pelo PSDB em virtude do falecimento do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha, pai do senador eleito Aécio Neves. Aécio Cunha faleceu no domingo (3) em Belo Horizonte.