×

Penedo

Renan Calheiros volta a falar sobre equipamentos turísticos de Penedo em discurso no Senado Federal

Senador começou seu discurso falando da musicalidade, literatura e das manifestações folclóricas dos alagoanos

Ao usar a tribuna do Senado Federal nesta quinta-feira, 28 de setembro, o senador alagoano Renan Calheiros (PMDB) voltou a falar sobre a importância de equipamentos turísticos de Penedo que foram restaurados recentemente para promoverem o desenvolvimento do Turismo em toda a região do Baixo São Francisco, tornando-o uma verdadeira fonte de renda, entre outras coisas.

Com o tema “Alagoas de riquezas”, o senador começou seu discurso falando da musicalidade, literatura e das manifestações folclóricas dos alagoanos, fazendo referência e convidando a todos para prestigiarem a 8ª Bienal do Livro de Alagoas, evento que terá início nesta sexta-feira, 29 de setembro.

Posteriormente, o senador lembrou que há duas semanas esteve em Penedo participando da reinauguração do Theatro Sete de Setembro. O parlamentar declarou que tem muito orgulho em saber que através de seu trabalho no Senado Federal conseguiu contribuir para que a 1ª Casa de Espetáculos de Alagoas pudesse ser totalmente restaurada.

“Há duas semanas, estive em Penedo participando da restauração do Theatro Sete de Setembro. Depois de passar um ano e meio por um processo de restauração, o teatro, inaugurado em 1865 em Penedo, manteve as linhas arquitetônicas definidas por seu construtor, o arquiteto italiano Luigi Lucarini, responsável por outros monumentos grandiosos, belíssimos da arquitetura alagoana. Dentre eles, para não citar todos, o Teatro Deodoro e o Palácio do Governo. O investimento adveio do PAC das Cidades Históricas, que com muita honra, como Presidente do Senado Federal e depois como Líder da nossa Bancada do PMDB, trabalhei nacionalmente para contemplar”, comentou.

Ainda sobre Penedo, o senador afirmou que graças à parceria da bancada federal, com o governo de Alagoas e a prefeitura municipal, “espaços importantíssimos do ponto de vista do patrimônio histórico e cultural, como o Montepio dos Artistas, o Círculo Operário, o Convento e a Igreja Franciscana, também foram recentemente restaurados e entregues à população ribeirinha”.

Confira o discurso na íntegra: