O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar divulga todos os anos a lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Na edição de 2011 dos “cabeças”, dos 12 parlamentares federais por Alagoas (3 Senadores e 9 Deputados Federais), apenas os Senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor (PTB) aparecem na lista, sendo essa a primeira aparição de Collor.
Essa já é a 15 vez que o Senador Renan Calheiros é listado entre os 100 mais influentes do Congresso Nacional, que faz o levantamento desde o ano de 1995.
Entre os 100 “Cabeças” do Congresso, há 62 deputados e 38 senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara dos Deputados e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.
Participação feminina
A presença feminina entre os “Cabeças” do Congresso, em termos proporcionais, é inferior à participação da mulher no Legislativo Federal. Enquanto as mulheres representam 15,31% do Congresso (91, sendo 83 deputadas e 8 senadoras), na elite do Congresso (Câmara e Senado) elas correspondem a apenas 9% (cinco deputadas e quatro senadoras).
Pesquisa
Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades aqui descritas. Entre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacamos a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber idéias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.
CLIQUE AQUI E CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS 100 “Cabeças de 2011”