×

Cultura

Religiosidade e fé marcam procissão marítima no Pontal do Coruripe

A I Corrida de Reis inicia a programação dos festejos ao padroeiro dos pescadores, Bom Jesus dos Navegantes, nesta quinta-feira (6). O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Eventos, terá saída da praça central e chegada no Pontal do Coruripe.

No período da tarde, será celebrada missa pelo pároco Antônio Lopes. A única procissão marítima de Alagoas, organizada pelos devotos será às 16h, e reunirá os fiéis na praia do Pontal, onde tradicionalmente acompanham a imagem do Bom Jesus dos Navegantes em várias embarcações cedidas como forma de homenagem ao santo padroeiro.

O trajeto marítimo segue até as proximidades da vizinha praia de Barreiras, retornando ao ponto de partida, onde a imagem do padroeiro desembarca e é seguida pela multidão pelas principais ruas do povoado.

“O evento traduz a devoção de nosso povo. Fui criado vendo e participando dessas festividades. E hoje fico feliz em poder colaborar com ela, através da prefeitura”, disse o prefeito Marx Beltrão.

Programação

A prefeitura de Coruripe presta apoio ao evento com a realização de show popular, após a procissão, com as bandas Galã do Brega e Boca de Forno.
O secretário da pasta, Afrânio Coutinho, informou que os participantes da I Corrida de Reis, vão ganhar troféus, medalhas e premiação em dinheiro.

Tradição

Segundo o historiador João Ribeiro de Lemos, a tradição do evento e veneração ao Bom Jesus dos Navegantes, do Pontal do Coruripe, surgiu no final do século XIX, depois de a capela de Nossa Senhora da Penha, antiga padroeira local, ser tomada pelo mar.

Após o acontecimento, iniciou-se a veneração ao Bom Jesus dos Navegantes e uma igreja foi construída para abrigar a imagem do santo. A imagem da antiga padroeira foi roubada a cerca de seis anos, o episódio segue sem solução.