O Instituto do Meio Ambiente, através da Diretoria de Laboratório, divulga hoje o relatório de balneabilidade de 60 trechos da costa alagoana. A maioria, 44 no total, pode ser aproveitada pelos banhistas, enquanto apenas 16 estão considerados impróprios. As amostras foram coletadas nos dias 18 e 19, quando houve registro de chuvas.
Dos 11 trechos localizados no litoral sul – entre o Pontal do Peba e a Praia do Gunga, todos estão próprios para banho. Na região metropolitana há 10 locais impróprios, entre os 32 verificados, desde a Barra de São Miguel até a Barra de Santo Antônio. No litoral norte, entre a Barra de Camaragibe e Maragogi, foram verificados 17 pontos e caiu para seis aqueles não indicados aos banhistas.
A classificação quanto a própria ou imprópria é definida a partir dos índices de Número Mais Provável (NMP) de Coliformes Termotolerantes (fecais) por 100ml de água, conforme o que determina a resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que estabelece os critérios.
