×

Alagoas

Relatório da ONU aponta que Alagoas é o estado onde mais se mata no Brasil

O primeiro ‘Estudo Global sobre Homicídios’, lançado nesta quinta-feira (6/10) pelo Escritório das Nações Unidas para Drogras e Crimes (UNODC), mostra que há 22,7 homicídios para cada 100 mil habitantes no Brasil. O índice só é inferior ao da Venezuela (49 por 100 mil) e ao da Colômbia (33,4). Considerando o ranking mundial, o Brasil está em 24° lugar. A situação mais grave de acordo com o índice de mortes para 100 mil habitantes é de Honduras: 82,1. Segundo números absolutos, porém, Brasil registrou a maior quantidade de homicídios do mundo: foram 43.909 vítimas em 2009 (dados mais atualizados); é seguido pela Índia com 40.752, mas a população do país asiático é cinco vezes maior.

O relatório mostra um mapa dos homicídios no Brasil. O estado mais violento é Alagoas, o único com mais de 60 mortes por 100 mil habitantes. Segundo o Jornal Nacional, os números de alagoas podem ser comparados ao de Honduras, país extremamente pobre e devastado por terremoto, recentemente.

O Estudo mostra que jovens do sexo masculino, principalmente nas Américas Central e do Sul, Caribe, e África central e do sul, estão mais expostos aos riscos de serem vítimas de homicídio intencional. Já as mulheres correm mais riscos de serem assassinadas por violência doméstica. Existem evidências de aumento dos índices de homicídios na América Central e Caribe, que estão “próximos a um ponto de crise”, de acordo com o Estudo.

Em 2010, no mundo inteiro, foram cometidos 468 mil homicídios. Cerca de 36% de todos os homicídios ocorrem na África, 31% nas Américas, 27% na Ásia, 5% na Europa, e 1% na Oceania.

Clique aqui e leia a íntegra do Estudo Global sobre Homicídios 2011 (Em Inglês).