Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL
A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), reuniu a imprensa, nesta terça-feira, 25, para mostrar os dados da violência no Estado, no que diz respeito aos jovens de 15 a 29 anos de idade. Em números reais comparando os anos de 2012 e 2013, ocorreu um aumento de homicídios em Alagoas na ordem de 5,48%.
Segundo o mapa da violência, em 2012 ocorreram 756 homicídios no interior do Estado, enquanto que em 2013 este número cresceu para 847, totalizando em 24 meses, 1.603 assassinatos no interior alagoano.
Quanto a capital, os números praticamente ficaram iguais. Em 2012 foram 556 homicídios e em 2013 caiu um pouco para 537. Ao todo, foram assassinados 1.093 jovens durante o período de dois anos em Maceió.
De acordo com os números passados pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, ocorreram em todo o Estado de Alagoas, no período entre 2012 e 2013, 2.696 homicídios envolvendo apenas jovens entre 15 e 29 anos de idade.
Destes 2.696 homicídios, 86,88%, ou seja, 2.337 foram cometidos com o uso de arma de fogo. Os outros percentuais, segundo a Comissão, foram de mortes provocadas por arma branca, espancamento, estrangulamento, pauladas e pedradas.
Para o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Daniel Nunes, o objetivo maior da comissão foi mostrar o número alarmante de homicídios praticados no Estado pelo uso da arma de fogo e cobrar das autoridades, o retorno da Campanha do Desarmamento. “Estamos preocupados com o grande número de crimes praticados em Alagoas com o uso de arma de fogo. Estamos aqui dando pontapé inicial para buscar parcerias e fortalecer a Campanha do Desarmamento no Estado de Alagoas”, afirmou Daniel.
O relatório divulgado hoje, mostra também onde ocorreram o maior número de mortes na capital alagoana e no interior. Em Maceió, os bairros mais violentos são: Tabuleiro, Vergel do Lago, Benedito Bentes, Chã da Jaqueira, Jacintinho e Cidade Universitária – este último, o bairro que teve o maior percentual de crescimento no que concerne o homicídio.
Já no interior do Estado, as cidades mais violentas foram Marechal Deodoro, Coruripe, Satuba, Rio Largo, Pilar, Palmeira dos Índios e Arapiraca – município este que teve o maior crescimento em número de homicídios entre 2012 e 2013.
Segundo ainda o relatório apresentado hoje, foram consultados dados fornecidos pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social e o Instituto Médico Legal, além dos meios de comunicação.
Participaram da coletiva, além de Daniel Nunes, todos os membros da Comissão de Direitos Humanos e o presidente da OAB/AL, Thiago Bonfim.
