O reitor eleito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em junho de 2011, Eurico de Barros Lôbo, , tomará posse em Brasília, nesta quinta, 1º de dezembro. A solenidade acontece às 14h30, no gabinete do Ministro da Educação, Fernando Haddad, e contará com a presença da atual gestora da Ufal, Ana Dayse Dorea.
Segundo a assessoria de comunicação da UFAL, a solenidade de transmissão de cargo de Ana Dayse para Eurico Lôbo, acontecerá na próxima segunda-feira, 5, às 16h, no auditório da Reitoria, no Campus A. C. Simões, em Maceió. Na mesma solenidade, o novo reitor dará posse a sua vice, Raquel Rocha que conduzirá junto ao reitor eleitoos destinos da Ufal pelos próximos quatro anos.
Eurico Lôbo é professor do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), graduado em Química pela Universidade de Brasília, mestre e doutor pela Universidade Du Maine, França. O novo gestor participou do processo de interiorização da Ufal, ocupando o cargo de vice nas duas gestões da reitora Ana Dayse. Isso lhe rendeu mais experiência na administração da universidade.
Além de professor, Eurico Lôbo foi chefe do Departamento de Química, diretor do Centro de Ciências Exatas e Naturais, coordenador de pós-graduação da Ufal e diretor científico da Unidade Gestora de Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).
Prioridades da gestão
Sobre a expansão da universidade, Eurico Lôbo dará continuidade ao projeto, que considera essencial para o desenvolvimento do Estado. “A interiorização da Ufal dá oportunidade aos jovens do interior ter acesso ao ensino superior público e de qualidade”, afirmou.
Outras prioridades são mais investimentos em laboratórios de ensino e de pesquisa, em busca da excelência acadêmica, e promoção de maior interação com a sociedade alagoana. “Pretendemos criar um ambiente acadêmico que permita à Ufal maior inserção no contexto socioeconômico do Estado, como grande instituição que é”, ressaltou.
Vice-reitora
Raquel Rocha, assumira a vice-reitoria na segunda-feira, 5. Ela é professora do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, onde dá aulas de Antropologia e desenvolve atividades de pesquisas e de extensão. Também coordena o Laboratório da Cidade e do Contemporâneo (LACC) e é diretora do ICS.
É bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Ufal, tem mestrado na área de Antropologia, pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, 2007) de Paris, França.