×

Cultura

Reisado de Viçosa leva colorido ao projeto Engenho de Folguedos

O projeto Engenho de Folguedos traz nesta quarta-feira (27), durante mais uma apresentação a ser realizada nos jardins do Museu Palácio Floriano Peixoto, o tradicional Reisado de Viçosa, que, com todo o seu colorido, promete animar a noite.

Fundado na década de trinta pelo conhecido mestre Osório, no povoado do Bananal, no município de Viçosa, e agora comandado por Expedito, filho do mestre, o Reisado de Viçosa dá continuidade à tradição de um dos principais folguedos da cultura popular alagoana.

A princípio, o grupo foi criado para o entretenimento das pessoas do local, mas com o passar do tempo foi se tornando tradição. A sede do Reisado de Viçosa fica localizada no Mutirão, onde acontecem ensaios durante todos os finais de semana. A preocupação em manter viva a tradição desta manifestação popular é repassada a cada geração, com o empenho de pais, filhos e netos.

Atualmente, o grupo é formado por adolescentes da comunidade, que, naturalmente, mostram interesse pela brincadeira. Segundo a contramestra do Reisado, Cícera Leite, o grupo tenta mostrar aos mais jovens o quanto é importante não deixar que a tradição se perca.

“Assim como aconteceu com o mestre Osório, que já não pode mais brincar, falo sempre para minha neta de 15 anos que quando eu não puder mais acompanhar o reisado, ela não deixe de participar”, afirma Cícera, que também é coordenadora do grupo.

O Reisado é formado por grupos que cantam e dançam. A principal característica desse folguedo é a guerra de espadas, mas a farra do boi que constitui um dos entremeios, onde o boi dança, brinca, é morto e ressuscitado, também chama a atenção de curiosos e amantes da cultura popular.

As vestes são coloridas, com viés dourado e cheias de fitas. Os participantes também usam chapéus de palha cobertos com cetim e enfeitados com espelhos e contas, que dão um toque especial às vestimentas.

“Hoje temos poucos grupos no Estado, destacando-se o Reisado de Viçosa, o Reisado Lajeiro do Couro, de Água Branca, e o Reisado do Piauí, do município de Piranhas”, destaca Josefina Maria, presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal).

O Projeto Engenho de Folguedos acontece todas as quartas-feiras do mês, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As apresentações têm início às 20h, nos jardins do Museu Palácio Floriano Peixoto. Mais informações pelos telefones 3315-7873 ou 8803-2898.