×

Sergipe

Regulação de serviços veterinários é tema de discussão em SE

Com o objetivo de discutir o alinhamento dos processos regulatórios e suas competências no âmbito dos serviços veterinários, representantes da Vigilância Sanitária do Governo do Estado (Divisa), do Conselho Regional de Medicina Veterinária e coordenadores de Vigilância Sanitária de sete municípios sergipanos se reuniram na manhã desta segunda-feira, 05.

“O encontro surgiu da necessidade de discutir as competências institucionais de regulação dos serviços veterinários (clínicas, pet shop e hospitais). Nosso foco é facilitar o acesso da população aos serviços de fiscalização e ainda contribuir para o fortalecimento da Vigilância Sanitária, estabelecendo diretrizes ao setor regulado das suas necessidades e regularização dos serviços”, comenta o diretor da Divisa, Antônio de Pádua Pereira Pombo.

De acordo com ele, o encontro ainda teve a finalidade de organizar o organograma dos órgãos fiscalizadores para garantir ainda mais proteção à saúde da população. “Na ocasião, ficou definido que as vigilâncias sanitárias municipais é que vão fiscalizar e licenciar as clínicas e hospitais. Já a estadual terá o papel de complementar e suplementar, como também de fortalecer as ações dos municípios que ainda não têm Vigilância Sanitária totalmente estruturada”, complementa Antônio.

A reunião desta segunda também serviu para discussão de temas como autorização de medicamentos da linha humana, execução de serviços radiológicos, e resíduos infectantes.

Para o representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Adriano Abreu, “a reunião serviu para alinhar condutas de trabalho e direcionar os cidadãos aos órgãos de competências no âmbito de Vigilância Sanitária”.