No próximo dia 14, a partir das 14 horas, acontece na sala do Conselho Superior da Universidade Estadual de Alagoas, em Arapiraca, uma reunião com representantes da Solis – Cooperativa de Soluções Livres Ltda., vencedora da licitação para implantação do programa de informatização do Registro Acadêmico da instituição.
O objetivo do encontro é a apresentação das necessidades e demandas da instituição para que o programa comece a ser criado pela equipe de técnicos da Solis. O contrato, no valor de R$ 315 mil, foi assinado no último mês de fevereiro, após a conclusão do processo de licitação.
O prazo estipulado pela empresa para o desenvolvimento do software é de nove meses. No entanto, segundo o presidente da Comissão Permanente de Licitação da Uneal, Marcelo Oliveira, houve um atraso na liberação dos recursos do Proinvest, por parte do Governo do Estado.
Por conta desse atraso no pagamento da primeira parcela, conforme rege o contrato, o início do trabalho de criação do programa atrasou e deverá ser concluído até o final do ano. “O prazo iria até outubro, mas o contrato tem validade até 31 de dezembro. A Solis vai entregar o projeto em três etapas que, num primeiro momento, demoraria nove meses para ser finalizado”, explicou.
A reunião terá as presenças dos gestores da Reitoria, pró-reitores, coordenadores e secretários de todos os cursos, diretores dos campi, equipe do Registro Acadêmico e do Núcleo de Tecnologia da Uneal.
A COOPERATIVA
A Solis é uma cooperativa de serviços formada no início de 2003, com o apoio da Univates, Centro Universitário, em Lajeado (RS). Originada a partir do Centro de Processamento de Dados (CPD), é composta por um grupo de alunos, professores e ex-funcionários da Univates.
A cooperativa implementa e desenvolve soluções tecnológicas livres para os mais variados setores. No entanto, o foco principal da Solis na área de software é no mercado de ensino, que atende principalmente instituições de ensino superior, públicas e privadas.
