×

Alagoas

Regionalização da saúde é tema do IV Seminário Estadual de Humanização

Regionalização da saúde qualifica atendimento médico nos municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nesta quarta-feira (30), o IV Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas no auditório da Faculdade Estácio FAL, em Jaraguá. Com o tema “Re(gionalida)des na Saúde e a Política Nacional de Humanização”, o evento reúne profissionais da saúde e sociedade civil para a discussão de encaminhamentos que garantam os direitos do cidadão no processo de regionalização dos serviços.

De acordo com a coordenadora do programa estadual de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), Luzia Prata, a iniciativa do evento é expandir o conhecimento sobre o tema regionalização e também sobre como ela está sendo realizada em Alagoas. Ela informou também que a necessidade de apoio para a implementação das redes está na pauta do seminário.

“A humanização é uma política do Ministério da Saúde, mas é também uma conduta profissional”, esclareceu Luzia Prata. Segundo ela, é preciso que a gestão busque institucionalizar essa política na realização dos serviços, por meio do trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde.

Para a apoiadora do Ministério da Saúde (MS) em Alagoas, Sônia Moura, a regionalização dos serviços de saúde resulta na garantia de acesso com qualidade e tempo oportuno. “Para isso, é necessário analisar as necessidades por região para, assim, implementar a rede de acordo com as características do município”, pontuou ela.

O seminário contou com a participação da representante da Coordenação da Política Nacional de Humanização do MS, Aline Vieira, que proferiu palestra sobre o tema central do evento. A “Regionalização da Saúde em Alagoas e garantia de acesso aos usuários do SUS” e “Como a regionalização da Saúde de Alagoas pode fortalecer o processo de efetivação das Redes de Atenção à Saúde?” foram os assuntos debatidos pela manhã.

No período da tarde, acontece uma roda de conversa sobre “Qual o seu arranjo de Apoio da PNH no seu serviço?”, além de propostas e encaminhamentos do evento, encerrando com a avaliação do seminário.

Participaram da abertura do evento, a assessora especial da Sesau, Julia Levino; o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), José Wilton da Silva; a representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Kátia Betina; e o gerente executivo de Valorização das Pessoas da Sesau, Robson José da Silva.