Três municípios baianos irão receber o Juizado Especial Federal itinerante entre os dias 03 e 18 de agosto. A Justiça Federal de Juazeiro vai realizar mais de 1.700 audiências nos municípios de Campo Alegre de Lurdes, Remanso e Pilão Arcado, na terceira fase dos trabalhos, iniciados em março deste ano.
Durante o período, sete magistrados, auxiliados por 14 servidores da Justiça Federal e por servidores das prefeituras municipais, estarão empenhados na realização de 20 audiências diárias.
Em Pilão Arcado, de 03 a 08 de agosto, a Justiça Federal vai estar na Secretaria Municipal de Educação. Já em Campo Alegre de Lourdes, o local das audiências será a Biblioteca Municipal, de 10 a 13 de agosto. As audiências em Remanso acontecerão nos dias 14, 15, 17 e 18 de agosto, no Colégio Evangélico Ebenezer.
Os trabalhos do Juizado itinerante tiveram início no mês de março com a divulgação junto à comunidade local. Em maio, a equipe da Justiça Federal esteve presente no município de Campo Alegre de Lourdes, onde realizou 491 atermações. No município de Remanso, esse número chegou a 467 e, em Pilão Arcado, foram computadas 796 atermações.
A maior parte das ações ajuizadas no Juizado Federal Itinerante de Juazeiro está relacionada à atividade rural, envolvendo concessão de salário-maternidade, aposentadoria por idade, auxílio-doença e de benefícios assistenciais a pessoas portadoras de deficiência e ao idoso (LOAS).