Com as ordens de serviço assinadas pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira, as reformas de quatro unidades de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Maceió já começaram. As obras contam com um investimento de R$ 386.277,84, oriundos de recursos próprios da Prefeitura.
Para a secretária Municipal de Assistência Social, Juliana Vergetti, as reformas significam apenas o primeiro passo, de muitos que devem ser dados, ainda este ano, em favor de outros equipamentos sociais da Semas. “No início da gestão uma das primeiras providências que adotamos foi fazer um levantamento estrutural de toda a rede socioassistencial do Município. A partir daí, colocamos como prioridade os que necessitavam de reformas emergências, como é o caso desses prédios”, ressaltou Juliana Vergetti.
Ganharão nova estrutura, a Casa de Passagem Professor Manoel Coelho Neto (Albergue Municipal), que desde a sua inauguração, em 2008, nunca havia passado por reformas; a Unidade de Acolhimento Institucional Acolher, que atende uma média de 30 crianças e adolescentes vítimas de violação de direitos; o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Cacilda Sampaio, desativado devido a um incêndio nas instalações em 2012; e o prédio do Liberdade Assistida, destinado ao acompanhamento de adolescentes em conflito com a Lei.
No Acolher, parte do revestimento das paredes de quartos e outros cômodos já foram substituídos e as salas devem ganhar novo projeto de climatização. Já no Albergue Municipal, parte do teto será substituído e todos os quartos, corredores e banheiros já se preparam para uma mudança total.
No CRAS Cacilda Sampaio e no prédio do LA, estão previstas novas instalações elétricas, reestruturação do prédio, pintura e outras ações. “Optamos por iniciar pela rede de acolhimento porque é nesta rede que nós temos crianças, adolescentes e outras pessoas em situação de vulnerabilidade social que necessitam de forma imediata”, completou a secretária.
