×

Policial

Reeducandos violam regras do uso da tornozeleira eletrônica e são presos em Penedo

Jefferson da Silva e Rafael Macedo voltaram ao Baldomero Cavalcanti

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (SERIS), através do Centro de Monitoramento Eletrônico de Presos (CEMP), realizou na manhã desta terça-feira, 08, em Penedo, uma operação para prender reeducandos que estavam no regime semiaberto e acabaram descumprindo as regras do uso da tornozeleira eletrônica.

De acordo com o delegado Fernando Lustosa, titular da Delegacia Regional de Penedo, Rafael Macedo dos Santos, 23 anos, morador da Vila Matias, e Jefferson da Silva, conhecido como “Cerveja”, 25 anos, residente no Loteamento Santa Luzia, descumpriram regras impostas pela Justiça e por isso retornaram ao Sistema Prisional.

“Esse tipo de operação acontece sempre em todo o estado. Como esses reeducandos violaram as determinações a eles impostas foram presos e encaminhados de volta ao presídio Baldomero Cavalcanti para que possam cumprir o restante de suas penas no regime fechado já que não souberam aproveitar a oportunidade que tiveram”, declarou Lustosa em contato com nossa redação.

Segundo a Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social os dois custodiados foram recolhidos e levados para o sistema prisional por ultrapassar a área restrita determinada pela Justiça. Atualmente, cerca de 800 reeducandos são monitorados em Alagoas através de tornozeleira eletrônica. O dispositivo transmite um sinal frequente a um receptor que envia as informações do custodiado. Caso as determinações da Justiça sejam descumpridas, o dispositivo com tecnologia GPS vibra, emite sons de alerta e comunica a violação à central de monitoramento.