×

Alagoas

Reeducandos são transferidos entre Presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval

Transporte de presos foi feito em ônibus da Polícia Militar

A Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap), por meio da Direção das Unidades Penitenciárias (DUP), realizou na manhã desta segunda-feira (10) a transferência de 242 reenducandos entre os Presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval, em Maceió. A medida atende à determinação da 16ª Vara Criminal, de Execuções Penais.

Segundo a direção da DUP, todos os presos condenados do sistema penitenciário em Maceió ficarão no Presídio Baldomero Cavalcanti. Já o Cyridião Durval vai abrigar somente presos provisórios de agora em diante. No final da operação, 539 presos serão transferidos – sendo 267 do Baldomero e 272 do Cyridião Durval.

A operação, coordenada pelo diretor da DUP, Luciano Gonçalves, envolveu diversos setores da Administração Penitenciária, incluindo equipes da Corregedoria, Ouvidoria, Diretoria de Inteligência, Comando de Operações Penitenciárias e Direção de Saúde, que acompanharam toda a transferência. “O objetivo é que os reeducandos recebam nesse momento toda a atenção devida, para que a transferência ocorra sem problemas”, diz Luciano.

“A operação obedece minuciosamente um Plano de Ação. Tivemos o cuidado, dentro das limitações estruturais das unidades prisionais, de separar os reeducandos em módulos específicos, respeitando os níveis de convivência de cada indivíduo”, afirmou o diretor da Direção de Unidades Penitenciárias.

Do Presídio Cyridião Durval saíram, nesta segunda, 125 reeducandos condenados. Já do Presídio Baldomero Cavalcanti, o total de presos provisórios transferidos foi de 117. A separação de condenados e provisórios é tratada no artigo 84 da Lei de Execuções Penais e no artigo 300 do Código de Processo Penal.