×

Policial

Reeducandos participam de mutirão oftalmológico no Baldomero

Custodiados de todas as unidades foram beneficiados

Em mais uma ação da Diretoria de Saúde da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP), reeducandos de todas as unidades prisionais de Maceió participaram, na última sexta-feira (17), do mutirão oftalmológico no sistema penitenciário. O evento aconteceu na enfermaria da Penitenciária Masculina Baldomero Cavalcanti de Oliveira em parceria com a clínica oftalmológica Dr. Fernando Medeiros e o Conselho de Óptica e Optometria de Alagoas.

Mais de 50 reeducandos foram beneficiados com quatro tipos de exames: refração, acuidade visual, fundo de olho e motricidade ocular. Além dos exames, todos os custodiados atendidos receberão óculos doados através de uma parceria com o conselho de óptica e optometria. Na ação, 12 profissionais da área de saúde da SGAP trabalharam em conjunto com optometristas e auxiliares, totalizando 10 profissionais da área. A segurança foi garantida pelos agentes penitenciários e pelo Grupo de Intervenções Táticas (GIT).

Para Diretora de Saúde, Clarice Damasceno, parcerias são fundamentais para o sistema prisional. “Os custodiados recebem todo o atendimento básico nas unidades, mas as especialidades médicas precisam ser agendadas pela diretoria. Com ações como esta, evitamos que os reeducandos saiam do sistema prisional para realizar exames”, contou a diretora.

Esse é o 4º mutirão oftalmológico realizado no sistema prisional em parceria com a Clínica Dr. Fernando Medeiros. O optometrista Josué da Silva reconhece a importância da ação e diz que outras especialidades médicas deveriam vir desenvolver trabalhos como este nos presídios. “Como profissional, sinto-me agraciado por realizar esse trabalho com essas pessoas. Nas outras vezes nós apenas consultávamos, desta vez, graças a uma parceria, doaremos as armações e as lentes”, disse.

Dentre os reeducandos que foram beneficiados na ação, Eliane Rosendo, do Presídio Feminino Santa Luzia, mostrou-se feliz com o atendimento. “Eu só tenho a agradecer por esse trabalho, como tenho problemas de visão, essa ação vai me ajudar bastante. Acho muito importante para todos nós essa iniciativa”, afirmou a custodiada.