A Diretoria de Saúde da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) inicia, nesta segunda-feira (22), a campanha nacional de vacinação contra o vírus da gripe no sistema prisional. As 5.080 doses serão disponibilizadas para todas as unidades prisionais e servidores que mantém contato com os custodiados. A iniciativa visa imunizar o maior número de reeducandos e servidores para prevenir a gripe.
Para trabalhar na campanha, cerca de 50 servidores da área de saúde foram capacitados pela diretoria de saúde da superintendência. Além dos funcionários da Sgap, dois servidores da Secretaria Municipal de Saúde irão trabalhar durante a campanha.
A vacinação acontecerá em horários distintos conforme cronograma abaixo. A primeira unidade a receber as vacinas será o Presídio Masculino Baldomero Cavalcanti de Oliveira. Os trabalhos na unidade acontecerão em três dias: 22, 23 e 24 de abril. No dia 25, será a vez do Presídio de Segurança Máxima.
Os custodiados do Presídio Masculino Professor Cyridião Durval receberão as doses nos dias 26, 29 e 30 de abril. Já os reeducandos do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC) serão imunizados no início de maio. No mesmo dia serão vacinados os pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJ).
Os trabalhos serão retomados na segunda-feira (6) e terça-feira (7) com os reeducandos do semiaberto. Nos dias 8 e 9 será a vez da Casa de Custódia da Capital. O Presídio Feminino Santa Luzia será a última unidade a receber a campanha no dia 10 e 13.
Na terça-feira (14), os reeducandos que trabalham na horta, capinagem e artesanato receberão as doses da vacina. Os servidores penitenciários serão imunizados da terça até a sexta-feira (17).
Conscientização
Uma série de palestras sobre a importância da vacinação foi ministrada para os reeducando de todas as unidades do sistema prisional. O objetivo foi orientar os custodiados sobre a prevenção da gripe.
Na primeira etapa, as enfermeiras passaram nos módulos conversando com os detentos. O trabalho foi concluído nas salas de aula. Na última quinta-feira (11), foi a vez dos pacientes do Centro Psiquiátrico Judiciário Pedro Marinho Suruagy (CPJ) receberem a visita da enfermeira para a palestra. O intuito foi mostrar a importância da vacinação aos custodiados para que, durante o período de vacinação, haja adesão por parte dos reeducandos.
Para a gerente de núcleo de enfermagem, Isis Bomfim, a recepção foi muito boa. “Fui para ofertar informação e tive um retorno muito gratificante”, contou a gerente. A professora Maricélia Correia destacou que o trabalho de conscientização é muito importante. “Os alunos têm muitas dúvidas e às vezes não sabem se cuidar. Esse trabalho é muito importante”, afirmou.
