×

Alagoas

Reeducandos do semiaberto recebem cursos profissionalizantes pelo Fecoep

O Governo de Alagoas vai promover a qualificação de 140 reeducandos do regime semiaberto do sistema penitenciário. A iniciativa foi autorizada à Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, responsável pelo projeto, por meio do conselho gestor do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza – Fecoep.

A capacitação será feita através de cinco oficinas. Os detentos poderão escolher entre os cursos de auxiliar administrativo, operador de telemarketing, operador de computador, instalador hidráulico e pintor de parede. Todas as turmas terão a participação de 20 alunos. A escolha dos participantes ficará a critério da Secretaria de Defesa Social e Ressocialização.

Como um dos membros do conselho gestor da Fecoep, o secretário do trabalho, Rafael Brito comemorou a decisão por entender imprescindível para um indivíduo que perdeu suas referências sociais, a qualificação visando a inserção no mercado formal e a geração de renda.

“Com a oportunidade dos cursos, o reeducando pode voltar a participar de um mundo extremamente dinâmico, cujo trabalho e remuneração passam de mero valor financeiro para ser valorados moralmente, diminuindo a reincidência criminal e por sua vez, os índices de violência”, afirmou.

Rafael destacou também que a execução dos cursos nas diversas áreas identificadas através de indicadores de mercado demonstram condições de empregabilidade, tanto no setor formal como no informal.

“O trabalho é uma importante ferramenta no que se refere ao resgate da dignidade do reeducando, e propõe um processo pelo qual o detido recomeça a uma nova aprendizagem em convivência na sociedade para reconstruir princípios de cidadania e identidade humana”, frisou.