As reeducandas do Presídio Feminino Santa Luzia tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (5). Como parte do projeto “Repensando as Escolhas”, algumas custodiadas da unidade foram selecionadas para assistir ao filme Cidade de Deus. A ação foi desenvolvida pelo setor de Reintegração Social da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (SGAP).
O projeto “Repensando as Escolhas” busca, através da reprodução de filmes e de vídeos, proporcionar momentos de reflexão sobre as escolhas feitas durante a vida, como também, das consequências trazidas por elas. O silêncio e os olhos atentos mostraram que as reeducandas prestavam atenção a cada detalhe da obra exibida.
Após o término do filme, a gerente de Reintegração Social da SGAP, Shirley Mireli, conversou com as 60 custodiadas que estavam presentes, fazendo questão de ressaltar que a obra é baseada em histórias reais. A gerente também fez alguns questionamentos para que as reeducandas refletissem sobre o uso de entorpecentes, as consequências e a ligação da criminalidade com o tráfico.
Segundo Shirley Mireli, o projeto será estendido para todas as unidades prisionais. “Procuramos trazer filmes com uma temática específica e selecionar os custodiados que sejam ligados de alguma forma ao contexto da obra, proporcionando momentos de reflexão. Sendo assim, é importante que reeducandos de todas as unidades possam participar dessa atividade”, afirmou.
A reeducanda Amanda Bezerra elogiou o projeto desenvolvido pela Superintendência. “O filme foi ótimo e mostrou que o crime não compensa. Foi muito bom poder sair da cela e fazer uma atividade diferente das que fazemos diariamente. A principal lição que tirei é que devemos seguir com nossas vidas, procurando sempre o melhor caminho e evitando o envolvimento com delitos novamente”.
Cidade de Deus
Cidade de Deus é uma favela que surgiu nos anos 60, tornando-se um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro no início dos anos 80. O filme conta a história desse lugar, narrando a vida de vários personagens sob o ponto de vista do Buscapé, personagem narrador. A obra gira em torno do tráfico de drogas e da violência, mostrando através dos personagens algumas consequências do envolvimento com o mundo do crime.
