A escola pública sergipana tem feito a diferença na vida de muitos jovens, levando-os a alcançar sonhos e mostrar suas potencialidades pelo mundo. O estudante Cícero Igor dos Santos, do Centro de Excelência José Carlos de Sousa, de Aracaju, e a assessora pedagógica do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Emanuele Eduardo Couto, embarcam no domingo, 5, para Campinas (SP). Eles estão entre os dez representantes estaduais convidados pelo Instituto Natural para participar do Encontro Anual das Embaixadoras do Crer para Ver.
Cícero Igor, que é Jovem Protagonista do Ensino Médio em Tempo Integral sergipano, terá a oportunidade de contar suas experiências de vida no Centro de Excelência José Carlos em um talk show das embaixadoras do programa com mais três jovens de Pernambuco e da Paraíba.
“Vou tratar do que eu vivi. Irei levar a minha vivência de um aluno preto, pobre e gay no Integral. A minha história familiar não foi fácil. Saí de um bairro de Aracaju onde morava por conta do assassinato de meu avô. Minha família vivia ameaçada. Tinha tudo para seguir um outro caminho e vi o quanto a educação mudou a minha vida. No Integral eu me encontrei. Quando pesquisam o nome da minha família hoje na internet, eu que apareço como destaque”, contou.
Essas e outras histórias do estudante sergipano estarão na pauta do encontro, como as lembranças da mãe e do pai que não chegaram a finalizar o Ensino Fundamental, além da entrada dele no projeto ‘Porta-Voz do Ensino Integral, que desde 2020 transforma jovens em Sergipe com a parceria da Educação Estadual’. “Espero que lá eu consiga passar a mensagem que eu sempre venho mostrando no ensino médio integral, mostrar que a educação muda vidas, faz histórias. Entrei no integral que estimulou a minha escrita. A gente tem que achar o nosso grito de socorro e o Integral fez com que eu começasse a escrever”, disse.
Junto com o Cícero, a assessora Emanuele Eduardo Couto embarcará nesta viagem e levará na bagagem as experiências que aproximam os Jovens Protagonistas do Ensino Médio em Tempo Integral de Sergipe. “Vamos para um jantar onde falaremos um pouco do trabalho de Sergipe na implantação e expansão do Integral e ouviremos as experiências do Cícero num talk show. Dos 22 estados brasileiros em que o Instituto Natura atua, apenas dez foram convidados e Sergipe está na lista”, ressaltou.
Crer para Ver
O Encontro Anual do Crer para Ver é realizado pelo Instituto Natura, por meio do compromisso de Consultoras Natura. Serão representados os estados do Acre, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.
O Crer para Ver é uma linha de financiamento na expansão e implantação do ensino em tempo integral, através do qual se fazem presente investimentos em políticas públicas na promoção da mudança de vidas de jovens matriculados no ensino médio em 22 estados.
Um dos braços da linha de financiamento em Sergipe é o projeto Porta-Voz do Ensino Médio Integral, onde, desde 2020, são escolhidos três jovens estudantes para serem porta-vozes da modalidade no estado. Os estudantes se reúnem constantemente para debater e promover o que está acontecendo nas escolas, além de ser formadores no desenvolvimento do protagonismo. “São 12 jovens egressos da rede que estão conosco. O Cícero é dos que, desde a primeira reunião, já chamava atenção, por ser participativo, envolvido, só ajudamos a lapidar”, explicou Emanuele Couto.