Com o objetivo de aumentar o número de escolas do município, a Prefeitura de Maceió vai construir 13 novas creches, com unidades construídas, principalmente, em bairros mais afastados. Os avisos de licitação para execução das obras foram publicados no Diário Oficial do Município e as ofertas foram apresentadas nos dias 5, 6 e 7 de novembro.
Neste primeiro momento, o Diário Oficial traz, na sua edição de sexta-feira (21), a súmula dos contratos para a construção das oito primeiras creches que compõem o projeto. As unidades de ensino vão beneficiar as comunidades do Benedito Bentes, Riacho Doce, Osman Loureiro, Guaxuma, Feitosa, Canaã, Barro Duro e Village Campestre. A previsão para o término das obras é de, aproximadamente, nove meses.
Segundo a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e coordenadora do programa Cidade Educar, Josefa Conceição, o aumento deve ampliar o atendimento de crianças em pelo menos 18%. “Hoje, temos cerca de três mil alunos matriculados na rede municipal de ensino da capital e o governo federal tem um planejamento para aumentar ano a ano”, explica. “Esse índice pode até aumentar, mas vai depender da necessidade da comunidade e decisão da gestão da escola”.
Para cada escola entrar em funcionamento, são necessários pelo menos 35 profissionais. Esse é o impacto que deve ser analisado pela gestão, levando em consideração questões como salários, estrutura e até mesmo, a possibilidade de realização de concurso público. “Há uma demanda real e concreta, que precisa ser atendida até o ano de 2020, conforme planejamento do governo federal, através do programa Cidade Educar”, declara Josefa Conceição.
