Rede de Saúde do Estado contabiliza 4.100 pacientes no fim de semana
No fim de semana de 17 a 19 de junho, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) e os Hospitais Regionais de Itabaiana, Nossa Senhora do Socorro, Estância, Lagarto e Nossa Senhora da Glória totalizaram o atendimento a 4.100 pacientes.
Na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes foram 88 acolhimentos. Na unidade, que é referência em Sergipe no atendimento às gestantes de alto risco, 47 pacientes foram admitidas e 44 avaliadas, transferidas ou até liberadas para o pré-natal.
“A MNSL atende gestantes portadoras de patologias como: hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro”, explica a gerente do setor de Admissão da MNSL, Lourivânia Prado.
No mesmo período, foram contabilizados 38 partos, sendo 21 cesarianos e 17 procedimentos normais, além de quatro curetagens.
“Fiquei muito feliz por realizar o meu parto aqui. Foi tudo muito tranquilo. Meu sentimento foi de segurança e acolhimento”, revelou a vendedora Adriana Gomes, que deu à luz no último final de semana na MNSL.
A unidade também se destaca no atendimento ao cidadão vítima de violência sexual. Sobre casos dessa natureza, nenhum atendimento foi registrado. “O Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual funciona 24 horas, de domingo a domingo. No setor, as pacientes fazem o acompanhamento durante seis meses com equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e auxiliares de enfermagem”, destaca o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Correia.
Huse
O início dos festejos juninos na capital não alterou a rotina dos plantões no Pronto Socorro do Hospital de Urgências de Sergipe. A afirmação é com base nas estatísticas divulgadas durante todos os finais de semana, e que permanecem com a média de atendimentos dentro da normalidade. Somente de 17 a 19 de junho, foram registrados 874 atendimentos. Desse total, 160 ficaram internados no hospital e distribuídos de acordo com a classificação de risco.
Os acidentes motociclísticos levaram 51 pacientes e desses, 11 internações. Foram três atendimentos a vítimas de acidentes automobilísticos, sem nenhuma internação. A violência urbana fez 17 vítimas que foram atendidas no pronto socorro do Huse, sendo quatro por arma branca e 13 por arma de fogo.
Na área azul adulto do hospital, 292 atendimentos de baixa complexidade foram realizados. Desses, 61 ficaram internados. Já na pediátrica, 196 crianças foram atendidas e 31 continuaram em observação. A sala de sutura do pronto socorro registrou 142 pacientes atendidos e na ortopedia foram 103 atendimentos. Outras especialidades também tiveram seus plantões movimentados, como é o caso do oftalmo e otorrino que somaram 35 atendimentos.
Os ambulatórios de retorno, fisioterapia, oncologia, radioterapia e nutrição também registraram atendimentos neste final de semana. Foram totalizados 96 usuários.
O coordenador do PS adulto, Vinícius Vilela, fez um alerta às pessoas que vão brincar durante as noites de São João e São Pedro. “Tenham cuidado com a vida. Brinquem os festejos juninos com responsabilidade e com respeito ao próximo. Cuidado com a mistura de bebida e direção, fogos de artifício, e fujam da violência urbana que acontecem muitas vezes por desentendimentos entre colegas. Vamos continuar com uma estatística positiva e sem maiores intercorrências”, ressaltou.
Itabaiana
O Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho, de Itabaiana, registrou 647 acolhimentos entre a sexta-feira, 17, e o domingo, 19. Desse total, 621 pacientes receberam alta médica em menos de 24 horas após o atendimento, o que significa 96% de resolutividade imediata na própria unidade.
Em termos de classificação, a unidade regional do Agreste contabilizou 394 acolhimentos, com 388 altas médicas (98,5%); 34 casos de ortopedia, com 23 altas médicas (70%); 92 suturas, com 84 altas médicas (91%); 108 observações pediátricas, com 107 altas médicas (99%), e 19 consultas ambulatoriais, com 19 altas médicas (100%).
Ainda no fim de semana, o Hospital Regional de Itabaiana recebeu 521 pacientes que buscaram atendimento ambulatorial. A gerente administrativa, Michelle Prata, chama atenção para o número satisfatório de resolutividade. “Dentro do período de 24 horas, a resolutividade é de 96%. Essa marca é bastante significativa visto que os usuários do SUS da região de Itabaiana têm suas demandas atendidas bem perto de casa. Sem dúvida, o êxito das ações contribui para desafogar o Huse e demais Hospitais Regionais. Mantemos essa a média há vários meses e esses dados refletem no empenho e compromisso de toda a equipe de profissionais”, comemora Michelle Prata.
Socorro
O Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro continua com grande movimentação aos finais de semana, registrando assistência a 874 pacientes nesses últimos três dias. Deste total, 607 foram direcionados para o setor de Clínica Médica, 201 para a Pediatria e outros 66 para a Obstetrícia.
De acordo com a superintendente da unidade, Genisete Pereira, a resolutividade do atendimento é demonstrada através do alto registro de altas médicas. “Entre os dias 17 e 19 de junho, 90% dos pacientes que procuraram atendimento foram liberados para casa em seguida, comprovando a eficácia do serviço oferecido. Também só tivemos uma única remoção para a UTI Cardio (Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Cirurgia), por se tratar de um caso específico”, esclareceu.
Na maternidade do Hospital Regional foram realizados 17 partos e quatro procedimentos de curetagem. “Os plantões foram mantidos abertos e conseguimos atender todas as gestantes que procuraram assistência médica hospitalar”, concluiu Genisete Pereira.
Estância
Em Estância, o balanço do final de semana do hospital registrou 514 atendimentos de emergência entre os dias 17 e 19 de junho, sendo o sábado o dia de maior movimento da unidade hospitalar, com 181 pacientes recebidos. “O Regional contabilizou, ainda, 16 internamentos nesses últimos três dias, além da realização de uma cirurgia de hérnia umbilical”, informou Luciana Carvalho.
Como vem ocorrendo todas as semanas, o Hospital Regional, que atende a população do Sul Sergipano, apresentou alto grau de resolutividade, sem registro de necessidade de remoção para outras unidades da rede. “Graças ao empenho da equipe e aos investimentos do Governo do Estado, a qualidade do serviço oferecido vem sendo otimizada. O reflexo disso é a ausência de transferências e o número de altas concebidas: foram 313 nesse fim de semana”, avaliou.
Por estar situado em um município onde a tradição junina de fogos é altamente presente, o Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes se preparou, antecipadamente, para atender uma possível demanda no setor de queimados. De acordo com a superintendente da unidade, Luciana Carvalho, a equipe participou de cursos de capacitação e de qualificação com foco nesse tipo de assistência.
“Tanto a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) quanto a própria Secretaria de Estado (SES) se preocuparam em requalificar as equipes para o atendimento às vítimas de queimadura por fogos de artifício e fogueiras. Há cerca de dois meses, os profissionais vêm participando de cursos de Educação Permanente, inclusive dentro da própria unidade, prezando pela qualidade do serviço que é oferecido”, ressaltou a gestora.
O balanço dos primeiros 20 dias do mês de junho mostra que o Hospital Regional já prestou atendimento a 19 vítimas de queimaduras. “Desse total, seis foram registrados neste último final de semana, cinco casos em pacientes maiores de 30 anos e o sexto em um jovem de 18 anos de idade”, detalhou. Para a superintendente, apesar da tradição que envolve a guerra de espada e o famoso barco de fogo, é preciso cautela de quem participa, pois ambos os costumes juninos mexem diretamente com fogo.
“O número de incidentes registrado até agora ainda é considerado baixo. Mas, para manter esse quadro positivo, reforçamos com a população que tenha cuidado quando for manusear qualquer tipo de artifício junino. Estância é um grande polo dos festejos, onde a grandiosidade da cultura popular continua presente e, para que esse brilho não diminua, é essencial essa prudência”, orientou, assegurando que a equipe de cirurgiões e enfermeiros está totalmente preparada para qualquer tipo de ocorrência.
Lagarto
O Hospital Regional Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, voltou a atender um grande número de vítimas de vários tipos de queda, como da própria altura, de telhados e escadas, no último final de semana. De acordo com os dados registrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS), entre a sexta-feira, 17, e o domingo, 19, pelo menos 44 pessoas vitimadas por quedas deram entrada no pronto socorro.
Em comparação ao final de semana anterior, compreendido entre os dias 10 e 12 de junho, quando foram atendidas na unidade 27 vítimas por quedas, o número registrado entre a sexta-feira e o domingo passados foi superior em quase 63%. Em todo fim de semana, de acordo ainda com os dados do Hospub, o HRL assistiu quase 500 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Apesar da realização de algumas festas tradicionais no município, como o Casamento Caipira do povoado Brejo, que já acontece há 27 anos, os plantões foram relativamente tranquilos entre a sexta-feira e o domingo. O número de vítimas de violência no trânsito foi menor, se comparado ao final de semana anterior, com registro de apenas 16 pacientes envolvidos em acidentes motociclísticos. Não houve registros de vítimas de acidentes automobilísticos e atropelamentos.
O número de casos de violência urbana também foi reduzido, com o atendimento a uma vítima de ferimentos por arma branca e outra por arma de fogo. Não houve registro de casos de agressão física. No último final de semana, deram entrada ainda no HRL dois pacientes que sofreram queimaduras, uma delas por fogos de artifício. Outros dez foram assistidos no HRL após sofrerem traumas diversos, um por picada de animal e três com quadro de intoxicação.
Glória
No Alto Sertão sergipano, o Hospital Regional de Nossa Senhora do Glória recebeu 603 pacientes, sendo 440 para o setor de Clínica Médica, 124 para a Pediatria e 39 para a Obstetrícia. Neste último, foram realizados 18 partos e três procedimentos de curetagem, além de 18 avaliações em gestantes que procuraram a unidade.
“O final de semana foi considerado tranquilo, dentro da média esperada. Realizamos 21 internamentos e 18 pacientes receberam alta médica. O hospital necessitou realizar sete remoções, mas todos foram casos de alta complexidade, que precisavam de atendimento mais específico”, explicou a superintendente Dejane Santana.
