O secretário de Prevenção Social à Violência, Jardel Aderico, concedeu entrevista ao Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta, nesta segunda-feira (08), para falar sobre os serviços disponibilizados pelo Centro de Acolhimento de Arapiraca. Entregue à população há uma semana, a unidade integrante da Rede Acolhe, que presta assistência a dependentes químicos, tem a função de atender 50 municípios alagoanos.
“O grande intuito do Centro de Acolhimento de Arapiraca é estar mais perto das pessoas, conforme determinação do governador Renan Filho, que pediu que todos os serviços se aproximassem dos cidadãos. Então, a gente vem para Arapiraca para que as pessoas se sintam à vontade de procurar este serviço”, declarou o gestor.
Segundo explicou Jardel, o dependente químico que busca por ajuda já pode procurar os serviços do Centro de Acolhimento. O usuário passa primeiro pelo serviço de triagem, onde é realizado um levantamento de dados para definir a melhor comunidade para que seja encaminhado. Antes disso, uma equipe multiprofissional também faz uma avaliação médica e psicológica do dependente.
“A família também pode ir ao Centro de Acolhimento buscar informações e ajuda para o parente que é dependente do álcool ou drogas. Nos casos em que há necessidade de ajuda para decidir deixar o vício, os Anjos da Paz são acionados. As equipes são formadas por assistentes sociais e psicólogos, responsáveis por visitas domiciliares, ações nas ruas e por oferecerem orientações e apoio às famílias e aos dependentes”, explicou Jardel.
A equipe da Rede Acolhe já definiu 18 comunidades acolhedoras para atender os dependentes químicos que procurarem ajuda em Arapiraca. A Rede também vai atuar em parceria com a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil de Campo Alegre, que tem capacidade para receber dez dependentes, com idade de 10 a 18 anos, de ambos os sexos.
O secretário explicou, ainda, que as famílias ou os dependentes químicos podem ligar para saber mais sobre o serviço pelo números 0800 280 9390 ou 3539 8441. A nova sede fica na rua Barão de Alagoas, 118, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca.