O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannús Júnior, participou, nesta quinta-feira, de seminário sobre gerenciamento de recursos hídricos promovido pelo Ministério Público do Estado do Pará. O objetivo do evento foi preparar integrantes da instituição paraense e da sociedade civil para o 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá em Brasília de 18 a 23 de março.
O tema da palestra do secretário Jair Tannús foi A política nacional de recursos hídricos e a implementação do sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos. O diretor de regulação da Agência nacional de Águas (ANA), Oscar Cordeiro, também estava presente.
Segundo Tannús, atualmente o MMA trabalha numa proposta de marco lógico e estratégia para a construção do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que vigorará a partir de 2021, após ser aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos.
“O novo Plano Nacional deverá considerar os avanços e desafios da gestão dos recursos hídricos, o que vem sendo apresentado por diversos estudos. Também irá considerar a evolução dos planos e políticas públicas que tenham interface com a PNRH, tais como questões relacionadas ao clima, saneamento, energia e irrigação, entre outras”, destacou o secretário do MMA.
