Construção civil em Alagoas está aquecida
Desde o início do ano de 2009, a construção civil cresce de forma acelerada em todo o Brasil. Um dos maiores responsáveis por este crescimento generalizado é a oportunidade que as pessoas estão tendo em conquistar a casa própria. Para erguer casas e prédios, pessoas participam de capacitações destinadas a este setor.
Em Alagoas, há vagas neste mercado para candidatos qualificados, e também para aqueles que ainda estão em curso. Entre as obras de habitação e infraestrutura, o trabalho de reconstrução dos 19 municípios atingidos pelas cheias, por exemplo, estima empregar mais de 7 mil pessoas.
De acordo com o presidente da empresa de Serviços de Engenharia do Estado de Alagoas (Serveal), Ronaldo Patriota, os municípios de Branquinha, Santana do Mundaú e Quebrangulo devem ser totalmente reconstruídos. Após identificar as áreas que receberão as novas unidades habitacionais, a Serveal realizou o levantamento topográfico de cada uma delas e em seguida elaborou projetos para a construção de novos prédios públicos.
Para reerguer mais de 6 mil casas e executar os projetos urbanísticos e arquitetônicos destas cidades, foram contratadas cerca de 50 empreiteiras e, a maioria delas, oferta vagas para engenheiros, pedreiros, serventes, eletricista e encanador. “Alagoas está trabalhando de forma organizada e muito avançada. Temos obras em execução e outras já contratadas com previsão de iniciar daqui a poucos dias. Se não aparecer um fato novo, vamos concluir dentro dos 360 dias determinados pelo governo federal”, destacou Patriota.
A resposta da construção civil é de forma imediata e essa dinâmica pode ser identificada nos municípios de Rio Largo e Quebrangulo. Juntos eles somam a reconstrução de pelo menos mil novas casas já iniciadas. De acordo com o vice-presidente do Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon), Wellington Assunção, todos os empregados que estão com a missão de reconstruir os municípios trabalham com Equipamentos de Proteção Individual (EPI).
“O estado de Alagoas está um puro de desenvolvimento da construção civil, basta contar quantos prédios foram erguidos nos últimos anos. Infelizmente aconteceu essa catástrofe e deixou muitos alagoanos desabrigados ou desalojados. Porém o setor está aí, atuante, a fim de devolver às vitimas suas novas moradias e organizado, pois está cumprindo metas do Poder Público, mesmo com algumas limitações”, destacou o presidente da Sinduscon.
Alternativas – Um dos principais programas federais responsáveis pelo aquecimento generalizado da construção civil é o Minha Casa, Minha Vida. As condições de financiamento durante as obras são inúmeras e quem recebe de três a dez salários mínimos se encaixa no perfil e pode realizar o sonho da casa própria. Além dos interessados pela aquisição do imóvel, os profissionais da construção civil também saem ganhando.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon) capacita homens e mulheres a fim de ingressar neste setor. A instituição dá condições para o aluno conhecer toda a teoria para executar os serviços de um pedreiro, eletricista ou encanador.
“Hoje muita coisa mudou. A demanda está muito grande e o mercado cada vez mais exigente. Diante disto, não há como negar, há vagas sim para os capacitados”, afirmou o vice-presidente da Sinduscon, Wellington Assunção, acrescentando que o sindicato acompanha o desenvolvimento do aluno e faz o complemento do curso com aulas práticas, diretamente nos canteiros de obras.
Segundo ele, os salários destes profissionais (pedreiros, encanadores, serventes e eletricistas) variam de R$ 783 a R$ 1.900. Além dos trabalhadores das empreiteiras contratadas para reerguer os municípios alagoanos, as cidades de Arapiraca, Penedo outras oito localidades estão em pleno crescimento civil.
Os interessados em fazer parte deste nicho que está em alta no Brasil, podem entrar em contato com o Senai (3231-8638) para fazer cursos de capacitação e com o Sine (3315-1877) para saber sobre oportunidades de empregos.
