×

Maceió

Recicloteca registra interesse de crianças, jovens e adultos da capital

Espaço é dedicado ao reaproveitamento dos materiais que iriam para o lixo

As atividades que envolvem o reaproveitamento de materiais que seriam destinados ao lixo não tem idade. A Recicloteca, espaço para oficinas de reciclagens e conscientização ambiental da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), recebeu na manhã desta quarta-feira (6), crianças e adultos do Trapiche da Barra, além de funcionários da Sempma, para realizar atividades de criação a partir de materiais recicláveis.

“O espaço é dedicado ao reaproveitamento dos materiais que iriam ser destinados ao lixo, ou no pior dos casos, jogado no meio ambiente, o que é um grande crime ambiental”, pontuou o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Raphael Wong. Ainda de acordo com Wong, a proposta é trabalhar não somente a criatividade. “Queremos melhorar a conscientização ambiental dos maceioeneses sobre a reciclagem de materiais utilizados no dia a dia”, completou o secretário.

Além de contar com exposições de materiais transformados com garrafas PET, papelão e outros materiais, a Recicloteca serve como laboratório de criação de novos objetos. Com nove anos de idade, Celene dos Santos, disse estar encantada com os objetos feitos de tampinhas de garrafa e tecido. “Adorei a bonequinha feita de tampas de garrafa. Vi minha tia fazendo essas coisas e perguntei se ela sabia de alguém que fazia e onde fazia, aí ela me falou desse lugar. É bom porque eu vou fazer minha feira de ciência do colégio com a reciclagem, e aqui eu estou aprendendo a fazer os objetos”, disse Celene.

A Recicloteca irá funcionar todas as quartas-feiras, no período da manhã. O objetivo deste novo ambiente é atender a todos os públicos. “Vamos divulgar, nos próximos dias, o cronograma de atividades voltadas às oficinas que irão ocorrer tanto aqui na sede da Sempma, como em uma Recicloteca itinerária”, afirmou Eva Moraes, coordenadora de Educação Ambiental da Sempma.

Para agendar as visitas, os interessados devem procurar a Sempma, no endereço: Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro. Mais informações podem ser obtidas até às 14 horas, nos telefones 3315-4735 ou 4736.