A Recicloteca, como o nome sugere, é um espaço especialmente reservado para criação de materiais recicláveis. Idealizada pela Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) a Recicloteca estará realizando três oficinas especiais com a temática alusiva ao dia das crianças, comemorado no mês de outubro. As atividades acontecerão na quartas-feiras: 24 de setembro, 1º e 8 de outubro. Nas oficinas, os pequenos aprenderão a confeccionar brinquedos a partir de sucata.
Na Recicloteca os visitantes têm a oportunidade de criar objetos, visitar o Parque Municipal e acompanhar palestras sobre a temática ambiental. O intuito é estimular a criação de objetos derivados de materiais que seriam destinados ao lixo, além de conscientizar pessoas de todas as idades a conservarem o meio ambiente separando o lixo domiciliar de forma correta e praticando a coleta seletiva.
Criada há cerca de um mês, o espaço recebeu escolas, Ong’s, artesãs, e também teve sua primeira Recicloteca itinerante em eventos. O titular da pasta, Raphael Wong, avalia que o espaço precisa ser conhecido por todos, pois vivenciar a prática ambiental auxilia no entendimento da proteção do ecossistema.
“O espaço é dedicado ao reaproveitamento dos materiais que iriam ser destinados ao lixo, ou no pior dos casos, jogados no meio ambiente, o que seria um grande crime ambiental”, pontuou o secretário. Ainda de acordo com Wong, a proposta do espaço e ir além de estimular a criatividade: “Queremos melhorar a conscientização ambiental dos maceioenses sobre a reciclagem de materiais utilizados no dia a dia”, completou.
Para se inscrever nas oficinas, os interessados devem enviar um e-mail para: reciclotecasempma@gmail.com. O passaporte para as oficinas é a doação de duas garrafas Pet. Mais informações podem ser obtidas na sede da Sempma, no endereço: Rua Marquês de Abrantes, no bairro de Bebedouro.