A Recicloteca da Secretaria Municipal de Proteção do Meio Ambiente (Sempma) recebeu alunas da turma de educação do campo do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e educadoras do MST.Técnicas de como reaproveitar os materiais rescicláveis transformando-os em brinquedos foram ensinadas.
Raphael Wong, secretário municipal de Meio Ambiente, avalia que dividir o conhecimento com estudantes potencializa a oportunidade de disseminar a prática da sustentabilidade. “O espaço é dedicado ao reaproveitamento dos materiais que iriam ser destinados ao lixo, ou no pior dos casos, jogados no meio ambiente, o que seria um grande crime ambiental”, pontuou.
Ainda de acordo com Wong, a proposta do espaço é ir além de estimular a criatividade. “Queremos melhorar a conscientização ambiental das pessoas, e as alunas do curso serão multiplicadoras dessas ideias”, completou.
A Recicloteca serve como laboratório de criação de novos objetos, além de contar com exposições de materiais transformados com garrafas PET, papelão e outros materiais. Para a professora em Educação do Campo voltado para o curso, Renelde de Sá, a participação das alunas foi fundamental para a instrução dos futuros trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer de suas atividades e agradeceu a equipe de Educação Ambiental da Sempma.
Eva Moraes, coordenadora de Educação Ambiental, comentou que a participação das alunas na oficina foi um momento único. “Momentos como este são importantes, porque, podemos dar continuidade às atividades educativas em diferentes núcleos facilitando o ensino e o aprendizado”, comentou.
