×

Penedo

Recém-graduada da Unidade Penedo da Ufal é aprovada em mestrado na UFRGS

Recém-graduada da Unidade Penedo da Ufal é aprovada em mestrado na UFRGS

O desafio é grande mas a conquista é muito maior e representa a realização de sonho para a recém-formada e turismóloga Maria Raiane dos Santos, que comemora a conquista de uma vaga no curso de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)). O curso tem início em março de 2023 e a futura aluna da pós-graduação diz que a área escolhida está no contexto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tratou sobre Planejamento e Desenvolvimento do Turismo e sua relação comas Políticas Públicas de Preservação do patrimônio cultural em Penedo.

O TCC de Raiane, realizado em dupla com a Ana Beatriz da Silva Santos, foi apresentado em setembro e teve a orientação da professora Silvana Pirillo, pertencente ao corpo docente da Unidade de Ensino Penedo, do Campus Arapiraca, o primeiro da interiorização da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O objetivo geral do trabalho foi o de analisar as políticas públicas de preservação do patrimônio por meio dos dois programas e sua relação com o desenvolvimento do turismo, dimensionando seus resultados previstos e efetivos no que se refere ao processo de reabilitação, à preservação e sustentabilidade de seu patrimônio cultural.

“Quando pensei no mestrado, estava com algumas áreas em mente como, gestão do turismo, planejamento e políticas públicas. Fiquei muito feliz por ter passado no mestrado, e espero continuar seguindo essa trajetória acadêmica”, pois pretendo fazer o doutorado na mesma área”, afirma Raiane que disse ter ficado receosa com o processo seletivo dotado de duas etapas de caráter eliminatório.

No desafio para o início de nova trajetória acadêmica segue a etapa de expectativa para conquista de uma bolsa para a realização do curso na instituição gaúcha, ainda uma incerteza. A baixa disponibilidade de bolsas de pós-graduação , para a grande disputa existente, é fruto dos profundos cortes de recursos que acometem as universidades federais do país.

Atuação acadêmica

Raiane dos Santos é natural do município sergipano Itaporanga d'Ajuda, onde reside a família, fez toda formação fundamental e passou a residir em Penedo, a partir do ingresso no curso de graduação em Turismo. emédia na escola pública e teve uma ativa vida acadêmica na graduação, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). Foi também monitora da disciplina de Metodologia da Pesquisa e bolsista no Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Penedo, sob a orientação do tutor e professor, Diógenes Meneses.

Em sua formação acadêmica como turismóloga, estudando e residindo na histórica Penedo, alvo do estudo da graduação concluída sobre a potencialidade turística do estado ela aproveita para destacar o grande potencial existente nessa área e da necessidade de políticas públicas:

“O estado de Alagoas, assim como a cidade de Penedo apresentam um grande potencial voltado para o desenvolvimento do turismo. As políticas públicas, assim como as do meu TCC, voltadas para a preservação do patrimônio auxiliam na conservação desses momentos em mostrar a riqueza patrimonial que as cidades possuem, sendo muito importante trabalhar nessa vertente”. E acrescenta ressaltando: “O município de Penedo, por apresentar um significativo acervo do patrimônio cultural, foi o único município do Estado de Alagoas beneficiado por dois programas de revitalização do patrimônio: Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas e Programa Monumenta”.