×

Negócios/Economia

Receita Federal espera receber 28,5 mi de declarações em 2016

A Receita Federal espera receber 28,5 milhões de declarações do Imposto de Renda da pessoa física até o dia 29 de abril, referente a ganhos obtidos no ano passado.

Essa estimativa representa um acréscimo de 600 mil pessoas em relação ao número de declarações entregues em 2015, com base nos rendimentos de 2014.

O aumento no número de declarantes reflete, conforme avaliou o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a ampliação do número de pessoas com aumento da renda.

“O que se vê é o crescimento vegetativo da renda. Há sempre crescimento da renda, isso é indiscutível”, diz.

Isso ocorre, conforme Adir, por ascensão profissional, promoções, troca de emprego com aumento da renda e ingresso de novas pessoas no mercado de trabalho.

“Todo ano sempre há crescimento do número de contribuintes, isso porque o emprego, em qualquer fase econômica, acompanha o crescimento vegetativo da população”, comenta.

Pelas regras, são obrigados a fazer a declaração do Imposto de Renda as pessoas que obtiveram em 2015 renda superior a R$ 28.123,91.

Também devem preencher o documento as pessoas que obtiveram ganhos com a venda de bens sujeitos à tributação do IR e aquelas que passaram a ter, em 2015, a propriedade ou direitos de bens com valor acima de R$ 300 mil.